Na Europa, só Filipe Lima continua em prova

Em 6.º no Rocco Forte Open; Ricardo Santos, Tomás Silva e João Carlota eliminados no Challenge Tour em Itália

Foto
Lima entre no fim-de-semana a discutir os primeiros lugares / © GETTY IMAGES

Filipe Lima segurou sexta-feira o seu top-10 em Itália, subiu um lugar para o 6.º posto e passou o seu segundo cut consecutivo em torneios do European Tour, algo que não lhe acontecia desde setembro de 2014.

O atleta olímpico português partilha com outros dois jogadores o 6.º lugar no Rocco Forte Open, o torneio de 1 milhão de euros em prémios monetários, a decorrer no Verdura Golf Resort, na Sicília, com 131 pancadas, 11 abaixo do Par, estando a apenas 4 do líder, o espanhol Álvaro Quirós, o campeão do Portugal Masters de 2008.

Filipe Lima chegou a sair hoje dos dez primeiros, não por estar a cometer erros, mas simplesmente por poucos birdies convertidos, apenas 1 nos primeiros 11, num período em que foi notável não ter perdido qualquer pancada.

Mas depois “abriu o livro” e arrancou 2 birdies e 1 eagle em seis buracos. Nem o bogey com que encerrou a sua segunda volta no buraco 10 lhe estragou a boa prestação de 67 pancadas, 4 abaixo do Par do Verdura Golf Club, para juntar à de 64 pancadas (-7) de ontem.

O português residente em França é o único golfista nacional a competir em Itália esta semana, porque Ricardo Melo Gouveia optou por treinar, tendo em vista o importante torneio que se disputa para a semana em Wentworth, Inglaterra.

Andalucía Costa del Sol Match Play 9

Já Ricardo Santos, Tomás Silva e João Carlota foram eliminados no Andalucía Costa del Sol Match Play 9, o torneio do Challenge Tour, de 200 mil euros em prémios monetários, que se sucedeu ao Open de Portugal@Morgado Golf Resort.

No La Cala Golf Resort, em Mijas, Ricardo Santos até efetuou uma boa segunda volta, em 68 pancadas, 3 abaixo do Par do percurso Asia, num dia em que fez 5 birdies, mais 1 do que ontem, mas a primeira volta de 74 (+3) penalizou-o demasiado.

O campeão nacional ainda subiu 14 posições, para o grupo dos 51.º classificados, com 142 (Par). Normalmente seria suficiente para passar o cut, mas este torneio espanhol marca o regresso ao Challenge Tour do sistema de match play (eliminação direta) após uma ausência de 18 anos e neste caso o cut fixou-se nos 28 primeiros e empatados.

Tomás Silva, que ontem parecia estar dentro do cut provisório, afinal estava fora, devido a essa particularidade deste evento, que, a partir de amanhã vai disputar-se em confrontos de match play de apenas nove buracos.

O jogador do Team Portugal terminou a sua prestação no grupo dos 63.º classificados, com 143 (70+73), +1.

Quanto a João Carlota foi 112.º empatado com 147 (76+71), +5.

Ricardo Santos entrou diretamente neste Andalucía Costa del Sol Match Play 9, mas Tomás Silva e João Carlota beneficiaram de convites. Um benefício direto das trocas de convites que o Team Portugal consegue com organizações estrangeiras graças ao Open de Portugal@Morgado Golf Resort.

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar