La Decima” para Rafael Nadal

Espanhol conquistou o torneio de Monte Carlo de forma categórica e fez história na Era Open.

Foto
LUSA/SEBASTIEN NOGIER

Pela primeira vez na Era Open, um tenista detém 10 títulos conquistados no mesmo torneio. Rafael Nadal voltou aos triunfos no ATP World Tour de forma bombástica, entrando para a história do ténis escrita desde 1968, quando os jogadores profissionais puderam disputar os torneios mais importantes.

“É inacreditável. Vencer 10 títulos num evento tão importante como Monte Carlo é uma coisa difícil de descrever. Cada ano, é uma sensação diferente. É sempre um momento único ter este troféu comigo”, disse Nadal, após derrotar o também espanhol Albert Ramos-Vinolas (24.º no ranking mundial), por 6-1, 6-3.

Durante 1h16m, Ramos esteve sob enorme pressão do compatriota. A estrear-se em finais de Masters 1000, o catalão de 29 anos não dispôs de qualquer break-point, perdeu por quatro vezes o serviço e acabou por entregar o encontro numa dupla-falta no terceiro match-point.

Não menos importante, este foi igualmente o 70.º título ganho por Nadal no circuito profissional, o 50.º torneio em terra batida — ultrapassando Guillermo Vilas, com quem partilhava o recorde desde Abril de 2016 — e o 29.º título Masters 1000 — somente menos um que o recordista Novak Djokovic. E este é o 14.º ano consecutivo (desde 2004) em que vence um torneio no circuito.

O número sete do ranking joga esta semana em Barcelona, onde também vai procurar erguer o troféu pela décima vez. Ramos vai surgir na terra natal com o seu melhor ranking de sempre (19.º) e ficou na mesma secção do quadro do escocês Andy Murray.

João Sousa ficou isento da ronda inicial por ser o 15.º cabeça de série do torneio e terá como primeiro adversário o vencedor do duelo entre Horacio Zeballos (85.º) e Santiago Giraldo (102.º).

Sugerir correcção
Comentar