Infantino sugere Mundial de futebol com 48 selecções

O novo modelo do Campeonato do Mundo será só para pôr em prática a partir da edição de 2026.

Foto
Infantino explicou os moldes que quer ver aplicados no Campeonato do Mundo de 2026 AFP/FABRICE COFFRINI

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, pretende que o Campeonato do Mundo seja disputado por 48 selecções, num formato de 16 grupos de três equipas, revelou nesta quarta-feira à agência France Press (AFP) fonte do organismo regulador do futebol mundial.

"Cada selecção disputará dois jogos no respectivo grupo. Os dois primeiros classificados de cada agrupamento qualificar-se-ão para os 16 avos-de-final", explicou a mesma fonte.

Infantino, que já se manifestou várias vezes favorável ao alargamento do Mundial para 48 participantes, quer adoptar o novo modelo competitivo a partir da edição de 2026, ainda que esteja também em cima da mesa a possibilidade de aumentar a fase final para 40 equipas ou até manter as actuais 32 selecções.

Entre 9 e 10 de Janeiro, em Zurique, na Suíça, o dirigente ítalo-suíço vai submeter a proposta de alteração, na reunião do órgão de cúpula da FIFA, cujos membros serão notificados das intenções de Infantino.

Gianni Infantino deseja ainda que o Campeonato do Mundo seja organizado por vários países, o que permitirá repartir os custos e "evitará a criação de elefantes brancos", designadamente, estádios que ficam praticamente abandonados após a realização deste tipo de torneios.

Sugerir correcção
Comentar