Francisco Matos Coelho volta a vencer em Itália

Campeão nacional de sub-14 conquista mais uma prova do U.S. Kids Golf Tour

Foto
Francisco Matos Coelho com o troféu da prova / © FPG

Francisco Matos Coelho venceu pelo segundo ano consecutivo o Venice Junior International Open, o torneio do U.S. Kids Golf Tour, que terminou no Sábado passado, em Itália. 

Não se tratou, contudo, de uma tradicional revalidação do título, porque o jogador do Clube de Golfe de Vilamoura tinha ganho no ano passado no escalão de sub-12 e este ano competiu no torneio de sub-13, que teve a participação de 11 jogadores de cinco países. 

Kiko – como já aparece oficialmente nos leaderboards dos torneios internacionais – agregou 143 pancadas, 1 abaixo do Par do Golf Club Frassanelle, entregando cartões de 74 e 69.

Em actuação no palco da prova / © FPG 

No final da primeira volta, o lisboeta que representa o clube algarvio partilhava o comando com o italiano Vincenzo Pietropaolo (74+79), mas depois, na segunda volta, efetuou o único resultado abaixo do Par nos dois dias de competição, para esmagar o field e triunfar com uma vantagem de 9 pancadas sobre o 2.º classificado, o italiano Pietro Pontiggia (76+76). 

Em termos teóricos, para quem olha apenas para os resultados, tratou-se de um sucesso muito mais fácil do que o do ano passado, conseguido então por apenas 2 pancadas, mas Pedro Matos Coelho, o pai do jogador, que o acompanhou a Itália, garante que quem assistiu ao torneio não pode fazer uma análise tão simplista. 

“Os números finais (-1), com diferença de 9 pancadas para o 2.º lugar, são enganadores. O primeiro dia acabou com dois jogadores empatados no 1.º lugar, o 3.º estava a 2 pancadas e o 4.º a 3. Ao cabo de 28 buracos o Kiko vencia por apenas 3 pancadas e todos sabiam que, até ao final, uma diferença de 6 ou 7 pancadas poderia não significar nada, porque qualquer tee-shot imperfeito daria de imediato uma penalização complicada de gerir”, afirmou. 

Mas porque razão seria preciso uma vantagem tão dilatada? Tem tudo a ver com o facto de o percurso de Frassanelle ser completamente diferente do de Della Montecchia, onde Kiko se tinha imposto no ano passado: “O campo era extraordinariamente estratégico e, por isso, muito difícil. No meio de uma floresta, com obstáculos de água em todos os buracos e, dos 18 buracos, 10 eram doglegs (três deles em L perfeito e com 30 metros para poder parar a bola e ter o green à vista). Nas saídas, apenas em 7 buracos era possível jogar o driver. As saídas tinham que ser perfeitas e o grande problema era a angústia de saber-se que a qualquer momento, em qualquer tee-shot, uma pequena falha poderia resultar imediatamente num bogey ou num duplo bogey, com bola na água ou fora de jogo.”

Com os outros vencedores / © FPG

O campeão nacional de sub-14 viveu essa experiência no primeiro dia. Poderia ter ficado isolado na frente aos 18 buracos, não fosse um final de volta para esquecer. Foi por isso que no segundo dia nunca pode descontrair, mesmo quando se viu em vantagem e só à cabeça da classificação: “No primeiro dia, no início do buraco 17, o Kiko estava com 2 pancadas abaixo do Par, mas falhou as duas últimas saídas e fez dois duplos bogey (17 e 18).” 

Se no recente Mundial do U.S. Kids Golf (onde Kiko obteve um top-10) o pai do jogador sentiu que o principal problema foram as aproximações ao green e algumas más decisões nos momentos de arriscar, já desta feita apreciou “o foco permanente nas saídas e um mindset impressionante que lhe valeu uma das experiências mais intensas para o futuro”. 

Ao ver-se isolado na frente, Kiko "não falhou um único tee-shot e foram os seus adversários que sofreram (e muito) nos últimos buracos. Jogou de forma quase perfeita e se o putting estivesse um pouco melhor poderia ter feito 3 ou 4 pancadas a menos". 

No ano passado, Francisco Matos Coelho conquistou dois títulos no circuito U.S. Kids Golf. Este ano, mudou de escalão etário e já somou mais um. 

Entretanto, neste mesmo torneio veneziano, o português Tomás Araújo, do CG Miramar, sagrou-se vice-campeão da competição de sub-9. 

Este ano, pela primeira vez, o U.S. Kids Golf terá etapas em Portugal, com o chamado Lisbon Local Tour, composto por seis torneios, a passarem pelo Quinta do Peru Golf & Country Club (3 de setembro), Lisbon Sports Club (18 setembro), Santo Estêvão Golf (9 outubro), Ribagolfe-1 (30 outubro), Ribagolfe-2 (27 novembro) e Pestana Golf Resort da Beloura (8 dezembro).

 

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar