Filipe Lima novo líder em Espinho

Solverde Campeonato Nacional PGA teve hoje a sua segunda volta nos homens

Foto
Filipe Lima em busca do seu primeiro título de campeão nacional de Portugal / © RICARDO LOPES/PGA PORTUGAL

Filipe Lima colocou-se hoje (sexta-feira) em muito boa posição de sagrar-se pela primeira vez campeão nacional, ao assumir a liderança do Solverde Campeonato Nacional PGA, após a penúltima volta ao Oporto Golf Club, em Espinho. Susana Ribeiro e Joaquim Sequeira iniciaram da melhor maneira a defesa dos títulos feminino e de seniores e estão na frente após a primeira volta. 

Com duas voltas seguidas de 68 pancadas, 3 abaixo do Par, Filipe Lima dispõe agora de um total de 136 (-6), partindo amanhã (Sábado) para a terceira e última volta com 2 de vantagem sobre João Carlota, o vice-campeão de 2015, que hoje arrancou o melhor resultado do torneio, de 66 (-5), para um agregado de 138 (-4). 

O Solverde Campeonato Nacional PGA, de 12.800 euros em prémios monetários, deu também início às provas feminina e de seniores e os campeões de 2016 deram que falar. 

Susana Ribeiro fez 72 pancadas, 1 acima do Par, e adiantou-se 4 pancadas em relação a Joana de Sá Pereira, enquanto Joaquim Sequeira somou 75 (+4) e é perseguido por Elídio Costa com 76 (+5). 

Voltando ao evento masculino, Tiago Rodrigues, que liderava ontem com 67 (-4), não conseguiu hoje melhor do que 72 (+1) e desceu para o 3º lugar com 139 (-3). O 4º lugar (-2) é partilhado por Tomás Silva (69+71) e o amador Tomás Perkins (72+68), enquanto o campeão em título, Ricardo Santos (70+71) está empatado em 6º (-1) com o vencedor de 2014 e 2015, Tiago Cruz (70+71). 

O vento soprou hoje com menor intensidade, mas, em contrapartida, os greens ficaram mais duros e rápidos e as bandeiras estavam em locais mais complicados. Mesmo assim, houve cinco voltas abaixo do Par, tal como no primeiro dia, com destaque para as 67 (-4) do amador Tomás Bessa e as 69 de Alexandre Abreu. 

“O resultado foi igual ao de ontem, comecei mais ou menos da mesma maneira, a falhar uns putts e a fazer uns bogeys, e foi com paciência que cheguei aos birdies no final como ontem. Mas hoje joguei muito melhor, falhei muito menos shots, tive muito mais oportunidades para birdie, que não entraram. Sei que é assim, no ano passado também muitos putts não entraram, pelo que vou necessitar amanhã de manter esta paciência de golfista”, disse Filipe Lima ao Gabinete de Imprensa da PGA de Portugal, depois de uma volta com 3 bogeys e 6 birdies, e um grande final com 3 birdies nos últimos quatro buracos. 

Vice-campeão nacional em 2011 e 3º classificado em 2016, Filipe Lima procura o seu primeiro título de campeão nacional mas ainda não se sente como o grande favorito: «Só quando colocar a bola no último buraco, no último dia». Em declarações ao Porto Canal e à SportTV o atleta olímpico acrescentou:  “Estar à frente é bom, mas não podemos esquecer que um jogador como o Ricardo Santos é sempre perigoso, pode jogar muito abaixo do Par, como aconteceu com o João Carlota hoje. O Hugo, o Ricardo e o Tiago são jogadores muito bons, podem fazer 7 ou 8 abaixo, portanto, tenho de ter cuidado, jogar o melhor possível, tentar jogar como hoje e ver se sai.” 

Susana Ribeiro procura amanhã um terceiro título nacional consecutivo e em declarações ao Porto Canal, disse: “Estou satisfeita com o resultado, joguei muito regular, não fiz grandes asneiras, fiz 3 birdies e 4 bogeys, muitos pares, bati de forma consistente». À PGA de Portugal acrescentou que uma vantagem «de 4 pancadas ou de 10 pancadas é a mesma coisa. A minha atitude não muda, é a mesma que tive hoje, de acertar fairways e greens, e meter bons putts.” 

Joaquim Sequeira já é triplo campeão nacional de seniores e também ele busca um terceiro consecutivo. Tendo em conta que pouco ou nada treinou na semana passada, o seu resultado de +4 é surpreendente, mas poderia ter sido ainda melhor: “Perdi 4 pancadas no buraco 13 e aí deixei de estar na frente, mas depois recuperei no final”, disse, referindo-se ao birdie no 17 que lhe permitiu comandar por 1 pancada. Foi o seu terceiro birdie do dia, tendo feito também 3 bogeys

A última volta começa amanhã (Sábado) às 8h30, com o torneio feminino. O torneio de seniores inicia-se às 8h40 e o masculino às 9h20. O último grupo arranca às 10h40.

 

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar