FC Porto acordou tarde e o título começa a ser uma miragem

Uma primeira parte amorfa dos portistas e uma grande exibição do guarda-redes Vaná Alves resultaram em novo deslize dos “dragões”, que continuam a três pontos do Benfica.

Foto
LUSA/ESTELA SILVA

O filme já visto nas últimas cinco jornadas repetiu-se: a um empate do Benfica, seguiu-se um resultado idêntico do FC Porto (0-0) e a incapacidade dos “azuis e brancos” em aproveitar os deslizes do rival deixa um inédito tetracampeonato cada vez mais perto do Estádio da Luz. Após a igualdade dos “encarnados” no derby lisboeta, o FC Porto entrou passivo no duelo com o Feirense e na segunda parte, quando carregou no acelerador, nunca conseguiu ultrapassar Vaná Alves, o guarda-redes brasileiro da equipa de Santa Maria da Feira. Com apenas 12 pontos por disputar e três de atraso para o Benfica, o título começa a ser uma miragem para o FC Porto.

Sem a possibilidade de assumir a liderança, mas com a hipótese de recolocar-se a um ponto do Benfica, Nuno Espírito Santo não tinha disponíveis os seus mais eficazes flanqueadores (Brahimi e Corona) e foi conservador nas escolhas iniciais. Obrigado a vencer, o técnico apostou em Jota para a equipa titular (não era escolha inicial desde Janeiro), mas preferiu manter André André no “onze” e Otávio, mais uma vez, ficou no banco. Com esta opção, André Silva ou Soares tinham que descair para um dos flancos.

A estratégia não resultou. Com um início amorfo, nos primeiros 25 minutos o FC Porto apenas provocou (ligeiro) perigo com um remate de Soares e a melhor oportunidade foi de Karamanos, mas Casillas impediu o golo. Com o avançar dos ponteiros do relógio, os “dragões” subiram o ritmo e nos últimos cinco minutos da primeira parte Danilo, Óliver e Soares estiveram perto do golo.

Ao intervalo, Nuno reforçou o ataque trocando Óliver por Otávio e aos 48’ o brasileiro ficou a reclamar falta na área numa jogada com Jean Sony. Com mais profundidade ofensiva, os “dragões” começaram a criar oportunidades sucessivas, mas a óbvia melhoria do FC Porto, que voltou a reclamar penálti aos 75’ após Marcano ser agarrado, esbarrou em Vaná Alves. O guarda-redes brasileiro que o Feirense descobriu no ABC, equipa de Natal, realizou uma mão-cheia de grandes defesas, segurando o empate, o quarto dos “dragões” nas últimas cinco jornadas.     

Sugerir correcção
Ler 7 comentários