China quer organizar Mundial até 2030

Regulamentos da FIFA adiam sonho dos responsáveis, uma inevitabilidade segundo o líder da federação chinesa.

Foto
Arnd Wiegmann/Reuters

Um alto responsável do futebol chinês, país que tem feito um investimento fortíssimo para atrair inúmeros jogadores estrangeiros, expressou esta quarta-feira a esperança de ver a China acolher o Mundial em 2030.

“Todos os chineses que amam o futebol têm o sonho de ver a China organizar um Campeonato do Mundo”, declarou Zhang Jian, vice-presidente da federação chinesa durante uma deslocação à India.

O próximo Mundial será realizado na Rússia, em 2018, seguindo-se o Qatar, em 2022, que pertence à confederação asiática, estando, para além da alternância de continentes imposta pelos regulamentos da FIFA, uma confederação impedida de organizar dois eventos consecutivos. Assim, as probabilidades de o Mundial vir a ser realizado na China em 2026 são praticamente nulas.

"De acordo com os regulamentos, será muito difícil para nós organizar o Mundial antes de 2030”, admitiu Zhang Jian. "Espero sinceramente que possamos ter um Mundial antes dessa data, mas teremos que respeitar as regras e as decisões da FIFA”, declarou, enquanto o presidente da federação chinesa, Xi Jinping, afirma que a atribuição de um evento tão prestigiante será mera questão de tempo.

A nível desportivo, a China – actualmente 78.ª classificada do ranking da FIFA – está ainda longe do nível exigido para disputar o troféu.

Sugerir correcção
Comentar