Bruno de Carvalho exige Sporting campeão neste mandato, pelo menos duas vezes

O presidente dos "leões" tomou posse esta quarta-feira para o seu segundo mandato em Alvalade.

Foto
LUSA/MANUEL DE ALMEIDA/Arquivo

Bruno de Carvalho reiterou esta quarta-feira, no discurso de tomada de posse dos órgãos sociais para o quadriénio 2017/2021, a exigência do Sporting ser campeão nacional por mais do que uma vez durante este mandato.

"Colocámos a fasquia na conquista de títulos como obrigatoriedade, sendo o mais importante sermos campeões nacionais, e não só uma vez, nos próximos quatro anos", disse o presidente do Sporting perante uma plateia que lotava o auditório Artur Agostinho.

Nesse sentido, afirmou que o clube está "no rumo certo", do qual, garantiu, não se desviará e que "já está a trabalhar em força" na preparação da próxima época, reconhecendo que a que está em curso não correu como imaginava e que "é preciso melhorar o que tem de ser melhorado e corrigido o que correu mal".

O presidente reeleito apontou a necessidade de consolidar o trabalho dos últimos quatro anos, de manter uma gestão rigorosa e sustentada e de fazer felizes os sócios do Sporting, ponto este que considerou ter sido uma mensagem importante saída do ato eleitoral. "Os sócios passaram uma mensagem de confiança nesta equipa e neste presidente, mas querem a retribuição que é façam-nos felizes. E esta responsabilidade já foi transmitida a todos os que trabalham no Sporting, uma responsabilidade em relação ao maior património do clube, que são os sócios, por quem vamos dar tudo", acrescentou Bruno de Carvalho.

A aposta no reforço da formação foi outro dos objectivos definidos pelo presidente “leonino”, nomeadamente nas infraestruturas e a nível humanos e de recrutamento, recordando que no último jogo frente ao Tondela, para o campeonato, alinharam de início cinco jogadores formados no clube e estiveram no banco outros cinco.

Prometeu manter-se "firme na reestruturação financeira e no cumprimento das regras do fair-play financeiro imposto pela UEFA, prosseguir a luta pela transparência no desporto, em particular no futebol", dando contributos para melhorar a arbitragem e enaltecendo o facto de o Conselho de Arbitragem da FPF "ter plasmado no seu programa algumas das propostas que feitas pelo Sporting para o sector".

O combate à corrupção, o novo Regime Jurídico do praticante desportivo, a continuidade do Sporting na direcção da Liga, a colaboração com a FPF com propostas para melhorar o futebol português, a aposta no eclectismo a nível nacional e internacional, com a conquista de títulos, e a consagração de Peyroteo como o maior goleador da história do futebol foram outros objectivos apontados por Bruno de Carvalho para o mandato.

Finalmente, Bruno de Carvalho revelou que o Sporting conta, já em Julho próximo, ter 32% das reservas dos 44 milhões necessários para a recompra das VMOC´s (Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis), um compromisso do qual "nunca abdicará nem poderá capitular", para que seja possível no próximo mandato recuperá-las e manter o clube com a maioria do capital da SAD".

Na tomada de posse dos novos órgãos sociais, que decorreu hoje em Alvalade, estiveram presentes várias figuras conhecidas do mundo do desporto, empresarial e da política, entre eles Jorge Coelho, que ocupou o cargo de ministro em vários governos, Miguel Relvas, ex-ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares do anterior Governo, ambos membros eleitos para o Conselho Leonino, João Proença, ex-secretário-geral da UGT (União Geral dos Trabalhadores), o deputado do PS, Vitalino Canas, o antigo presidente do Sporting, Sousa Cintra, o médico José Maria Tallon, entre outros.

Madeira Rodrigues diz que vai "estar atento"

Pedro Madeira Rodrigues, candidato à presidência do Sporting derrotado nas eleições de 4 de Março, esteve na tomada de posse dos órgãos sociais liderados por Bruno de Carvalho e disse que estará vigilante nos próximos quatro anos.

Em declarações aos jornalistas antes da cerimónia, o gestor, de 45 anos, vincou a importância das promessas que foram feitas pelo actual presidente do clube de Alvalade nesta campanha, nomeadamente a conquista de títulos no futebol. "Tenho a expectativa que se cumpra aquilo que nos foi prometido: estes dois campeonatos. Vou estar atento, mas sempre a apoiar o Sporting, no futebol e nas várias modalidades", disse o candidato derrotado no último ato eleitoral, acrescentando: "Espero que esteja errado e que esta equipa me consiga surpreender, para bem do Sporting."

Para Pedro Madeira Rodrigues, a meta de dois títulos nacionais em quatro anos é "muito difícil", mas mostrou-se disponível para dar a mão à palmatória. "Vai ser muito difícil, mas Deus queira que isto corra bem e que seja provado que eu estou errado. O importante é que os adeptos do Sporting estejam contentes. Se me provarem errado, darei o braço a torcer com muita alegria", frisou.

"Vamos estar vigilantes e a acompanhar. Foi muito importante esta campanha para mostrar que havia uma alternativa e para criar uma cultura de exigência. A exigência aumenta para este mandato", referiu ainda o ex-candidato à presidência dos “leões'”.

Paralelamente, o gestor recusou-se também a comentar a polémica em torno dos alegados documentos comprometedores sobre o Sporting referidos pelo seu apoiante Vítor Espadinha e que este estaria disposto a entregar no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP). "Não sei que papéis são, não olhei para nada, não quis ver essas coisas. Quem tinha essas coisas que apresentasse. Não sei se existem ou não, não quis ver nada disso. Falaram de vários temas, de vários papéis, mas eu não quis ver. Quis fazer uma campanha elevada, pela positiva, a bem do nosso clube", rematou.

Sugerir correcção
Comentar