Benfica recebe Marítimo sem margem de erro

Insulares venceram apenas uma vez no Estádio da Luz, em 45 oportunidades, mas já derrotaram esta época os “encarnados” no Funchal.

Foto
O Marítimo já retirou três pontos ao Benfica esta temporada LUSA/HOMEM DE GOUVEIA

O Marítimo é o último obstáculo do Benfica antes do “derby” com o Sporting, em Alvalade, que promete ser crucial para as contas do campeonato. Por tudo o que está em jogo, a recepção aos insulares, desta sexta-feira, só admite um resultado, que passe pelo triunfo. O histórico é “amigo” dos lisboetas, que só perderam uma vez em casa com os madeirenses em todas as competições nacionais, na temporada de 1987-88, registando ainda cinco empates nos 45 encontros disputados na capital.

PÚBLICO -
Aumentar

A demanda dos “encarnados” rumo a um inédito tetracampeonato tem seis paragens. A mais complicada será, sem dúvida, o embate com os "leões“. Antes têm encontro marcado com o Marítimo e depois sobram o Estoril (casa), Rio Ave (fora), Vitória de Guimarães (casa) e Boavista (fora). Logo a seguir ao Sporting, os vimaranenses serão, teoricamente, o obstáculo mais complicado. Nenhum dos outros desafios terá um grau elevado de dificuldade, mas o actual campeonato já proporcionou surpresas inesperadas.

Nos últimos oito anos, os maritimistas têm sido um adversário simpático na Luz. A última vez que retiraram pontos ao Benfica, foi na jornada inaugural da temporada de 2009-10. Mas esta época, os insulares já bateram o pé aos lisboetas, no Funchal, com um triunfo, por 2-1, na primeira volta da prova. Uma desfeita que serviu de vingança à humilhação imposta pela turma de Rui Vitória na quarta eliminatória da Taça de Portugal, que terminou com o marcador em 6-0.

Para além de ter derrotado o Benfica para o campeonato, os madeirenses também impuseram, no Funchal, um empate ao Sporting, por 2-2, na 18.ª ronda e ainda vão receber o FC Porto, dentro de quatro jornadas. Confortável na tabela classificativa, onde ocupam a sexta posição, a equipa insular surge na Luz sem grandes pressões e motivada para fazer um brilharete e ser protagonista na luta pelo título.

Sugerir correcção
Comentar