Ballesteros homenageado com nome de prémio

European Tour anunciou que o prémio “Players’ Player of the Year Award”, passará a ser designado “The Seve Ballesteros Award”

Foto
Ballesteros é o ídolo de muitos jogadores da alta roda do golfe / © D.R.

O prémio, que é atribuído no final de cada época, e por votação de todos os membros do European Tour, passará a ostentar o nome do lendário jogador espanhol que em 1980 se tornou no primeiro europeu a vencer o Masters de Augusta, feito esse que repetiu três anos mais tarde.

O primeiro vencedor do Prémio Seve Ballesteros será o sueco Henrik Stenson que conquistou a esmagadora maioria dos votos dos seus pares no final de uma época em que, para além de vencer a Race to Dubai pela segunda vez em quatro anos, alcançou, com o seu triunfo no Open Champioship em Royal Troon, a sua primeira vitória num Major.

Stenson disse: “Tendo já vencido este galardão sei bem o quão especial ele é. E sinto-me ainda mais honrado por ser o primeiro jogador a recebê-lo após a mudança de nome para Prémio Seve Ballesteros. O Seve foi um dos meus ídolos e um ícone deste jogo, o que torna ainda mais especial ter sido escolhido pelos meus colegas”.

O anúncio, que surge três semanas antes do primeiro Major da época, o Masters em Augusta National, foi feito pelo director executivo do European Tour, Keith Pelley, num encontro no Club de Campo Villa de Madrid – campo onde, no Open de Espanha de 1995, Ballesteros obteve a sua 50ª e última vitória em provas do Tour. E é ainda mais apropriado pois surge no ano em que Ballesteros, falecido em 2011, completaria o seu 60º aniversário, a 9 de Abril – dia que coincide precisamente com o ‘Masters Sunday’ deste ano.

Ballesteros, para além dos triunfos no Masters, e das três conquistas no Open Championship – em 1979 e 1988 no Royal Lytham & St Annes, e em 1984 em St Andrews –, teve também um papel determinante no crescimento e popularização da Ryder Cup, ajudando a que esta se tornasse o fenómeno global que hoje conhecemos.

Defrontou os Estados Unidos por oito vezes, conquistando 22,5 pontos em 37 partidas, e formou com o seu compatriota José Maria Olazábal uma das duplas mais temidas na história da Ryder Cup.

Também se tornou no primeiro jogador da Europa Continental a capitanear a equipa da Ryder Cup, tarefa que desempenhou no seu habitual estilo alegre e efusivo levando a ‘Team Europe’ à vitória em Valderrama no ano de 1997.

O seu filho mais velho, Javier Ballesteros, que irá fazer a entrega oficial o prémio a Stenson – em cerimónia a realizar durante o BMW PGA Championship no Wentworth Club, o primeiro evento da Rolex Series deste ano – disse, “em meu nome e dos meus irmãos, Miguel e Cristina, gostaria de agradecer ao European Tour, em particular ao Keith Pelley, pela mudança de nome do “Players’ Player of the Year Award” para “The Seve Ballesteros Award.

“É uma grande homenagem ao nosso pai, e que ajudará a manter vivo o seu legado. Estamos entusiasmados com a ideia de o prémio atribuído pela votação dos jogadores, e que perdurará pelo futuro, ostente o seu nome.

“Foi no European Tour que o nosso pai cresceu e evoluiu como jogador, e tenho a certeza que ele ficaria encantado e orgulhoso com tamanho reconhecimento.”

O director executivo do European Tour, Keith Pelley, afirmou: “Nenhum outro jogador na Europa fez tanto pela popularização do jogo como Seve Ballesteros e é um enorme privilégio poder garantir que o seu nome continuará presente no European Tour através deste prémio.

“Ele foi um dos mais talentosos e entusiasmantes jogadores que este grande desporto alguma vez conheceu, e acima de tudo era um jogador dos jogadores, o que torna esta atribuição ainda mais apropriada. Gostaria ainda de agradecer e reconhecer o mérito do Javier Ballesteros, cuja gentileza e ajuda preciosa nas conversas que fomos tendo ao longo dos últimos meses honram não só o seu pai mas toda a família Ballesteros.

“É também apropriado que o prémio inaugural vá para Henrik Stenson cuja emociante vitória em Royal Troon, no Open do ano passado – um Major que o Seve venceu por três vezes – foi de certa forma evocativa das grandes performances daquele grande homem.”

O ‘The Seve Ballesteros Award’ é uma salva de ouro e prata com 46cm de diâmetro, apresenta uma imagem ilustrando a icónica comemoração de Seve no green do 18, após a vitória em St Andrews no Open de 1984, em redor da qual estão inscritos os nomes de todos os membros do European Tour vencedores de Majors, começando justamente com o triunfo de Seve em 1979 no Royal Lytham & St Annes.

Presentes também estão os nomes dos anteriores vencedores do “Players’ Player of the Year Award”: Padraig Harrington (2008), Lee Westwood (2009), Martin Kaymer (2010), Rory McIlroy (2011, 2014 e 2015), Luke Donald (2012), e o próprio Stenson em 2013.

A imagem central de Ballesteros é acompanhada de uma citação do fundador do European Tour, John Jacobs, falecido em Janeiro deste ano, cujas palavras resumem o sentimento geral em relação ao espanhol: “O talento do Seve, o seu estilo e a sua paixão pelo golfe inspiraram milhões de pessoas em todo o mundo.”

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar