A Taça Challenge de andebol virá para Portugal

ABC eliminou o Dukla de Praga e apurou-se para a final da prova. O próximo e último adversário será o Benfica.

Foto
DR

O ABC apurou-se neste domingo para a final da Taça Challenge de andebol, na qual irá defrontar o Benfica, depois de vencer o Dukla de Praga, por 33-29, na República Checa, onde defendia a vantagem de um golo conquistada em Braga (34-33).

Depois de um bom início do Dukla de Praga, que chegou aos três golos de vantagem (6-3 e 7-4), o ABC, com uma defesa agressiva em 3x2x1, surpreendeu o adversário com três golos consecutivos e alcançou o empate por Nuno Grilo (7-7).

O Dukla desempatou aos 8-7, mas um parcial de seis golos consecutivos, por Nuno Rocha (2), Diogo Branquinho (2), Pedro Spínola e Miguel Pereira, cavou uma vantagem de cinco golos favorável ao ABC (13-8).

Com o treinador Carlos Resende a procurar gerir o esforço da equipa, que na quarta-feira decide com o Sporting a presença na final do play-off do campeonato português, o ABC atingiu o intervalo com três golos seguidos e a vencer por 16-11.

Ao longo da segunda parte, e evitando cair nas provocações dos jogadores adversários, que remataram por várias vezes junto à cara dos guarda-redes lusos e tiveram condutas antidesportivas com algumas mãos na cara, o ABC geriu a vantagem.

Elegendo como "alvos" Nuno Grilo, Hugo Rocha e Pedro Spínola, além do guarda-redes Humberto Gomes, o Dukla procurou desestabilizar o jogo da equipa bracarense, conseguindo reduzir para a diferença de três golos aos 26-23.

A atitude do ABC, mais assertiva do que os checos nas várias acções de jogo, levou a que a vantagem voltasse a disparar para seis golos aos 31-25, com três golos seguidos por João Gonçalves, Nuno Grilo e Pedro Spínola, com pouco mais de três minutos para jogar.

Até ao final, e pese embora a recuperação mais consentida do que conquistada por parte do Dukla de Praga, o ABC assegurou a passagem à final a Taça Challenge, com um triunfo por 33-29.

Pedro Spínola, com nove golos, foi o melhor marcador da equipa do ABC, enquanto Milan Kotrc, também com nove golos, foi o jogador em destaque nas acções de concretização da equipa checa.

Com este triunfo, o ABC conquistou a sua terceira presença na final da Taça Challenge, depois de idêntico feito em 2004-05 e 2014-15. ABC e Benfica, que repete a presença na final após ter perdido o título em 2010-11, têm agora a oportunidade de conquistar a sua primeira Taça Challenge e secundar o feito do Sporting, que, em 2009-10, foi a única equipa lusa a erguer o troféu.

Sugerir correcção
Comentar