Portimão acolhe a partir de sexta-feira o World Press Photo

Foto
O italiano Pietro Masturzo arrecadou o maior galardão com uma imagem captada no Irão, que retrata um grupo de mulheres a gritar do terraço de um prédio em protesto contra o regime de Teerão Pietro Masturzo/WORLD PRESS PHOTO

A cidade de Portimão vai receber os trabalhos premiados da 53.ª edição do World Press Photo (WPP), a mais importante exposição de fotojornalismo do mundo, entre sexta-feira e 8 de Agosto, no museu municipal.

A WPP apresenta 179 imagens de 62 fotógrafos profissionais de 22 nacionalidades, divididas por várias categorias, que ilustram acontecimentos marcantes de 2009, entre os quais, conflitos mundiais, eventos desportivos, notícias genéricas, pessoas e artes, em vários pontos do mundo.

Na edição de 2009 da World Press Photo, o fotógrafo “freelancer” italiano Pietro Masturzo, arrecadou o maior galardão com uma imagem captada em Junho de 2009, no Irão, que retrata um grupo de mulheres a gritar do terraço de um prédio em protesto contra o regime de Teerão. Segundo o presidente do júri internacional, a fotografia “mostra o princípio de uma grande história e toca visualmente e emocionalmente”.

O instantâneo vencedor integra um grupo de imagens captadas por Pietro Masturzo, após a polémica reeleição de Mahmoud Ahmadinejad como presidente do Irão, que mereceu também o prémio na categoria “Pessoas nas Notícias”.

Em 2009, participaram na World Press Photo, 5847 fotógrafos de 128 países, com mais de 100.000 imagens, tendo sido premiados 300 trabalhos de 62 fotógrafos, de 22 países, em dez categorias.

Ano após ano, a WPP tem registado um aumento substancial de trabalhos de fotógrafos asiáticos e africanos. Só em 2009, 586 inscrições tiveram origem na China e na Indónesia. Por outro lado, também os trabalhos africanos tiveram um aumento de 7,5 por cento em relação a 2008.

Fundada em 1955 na Holanda, a World Press Photo é uma organização não governamental sem fins lucrativos que promove o fotojornalismo e a liberdade de informação e de expressão, realizando vários eventos nesta área, na qual se destaca o maior concurso mundial de fotografia.

Além da exposição itinerante com os trabalhos premiados, que percorre mais de 40 países, a fundação editou um livro com as imagens, em seis idiomas.

Os trabalhos premiados pelo World Press Photo estarão patentes no Museu Municipal de Portimão, entre sexta-feira e o dia 8 de agosto, das 18 às 24 horas, com entrada gratuita.

Sugerir correcção
Comentar