MoMA vai homenagear Pedro Almodóvar

Foto
Pedro Almodovar numa conferência em Madrid, em Junho de 2005 Andrea Comas

O Museum of Modern Art (MoMA), em Nova Iorque, anunciou esta sexta-feira que vai homenagear o realizador espanhol Pedro Almodóvar. A cerimónia vai acontecer na gala anual Film Benefit, a 15 de Dezembro, e terá como anfitriões os actores Antonio Banderas e Penélope Cruz.

“A quarta edição anual de Film Benefit irá homenagear o realizador Pedro Almodóvar pela sua carreira profissional de 30 anos e pelo seu último filme, “La Piel que Habito”, que estreia a 14 de Outubro nos EUA”, adianta o museu norte-americano em comunicado.

Em declarações à agência EFE, o responsável do departamento de cinema do MoMA, Rajendra Roy, explicou o porquê da homenagem: “Com o seu último filme voltou a demonstrar que é um génio da inovação e por isso achámos que este seria o momento perfeito para homenagear Pedro Almodóvar."

Os actores Antonio Banderas e Penélope Cruz, que já trabalharam com o realizador espanhol, serão os apresentadores da cerimónia. Os lucros da gala serão para manter a colecção cinematográfica do MoMA.

O realizador de 62 anos já foi premiado com o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, pelo filme “Tudo sobre a minha mãe” (1999), o Óscar de Melhor Argumento, por “Fala com Ela” (2003), e foi ainda nomeado para a categoria de Melhor Realizador, em 2002, pelo mesmo filme.

O cineasta australiano Baz Lhurman, realizador de “Moulin Rogue”, foi o primeiro a ser homenageado há quatro anos, na primeira cerimónia de beneficência. Seguiram-se os cineastas norte-americanos Tim Burton e Katherine Bigelow – primeira realizadora a ser premiada com o Óscar para Melhor Realizador.

Sugerir correcção
Comentar