Jobs for the boys: como melhorar as nomeações para a administração pública?

Neste P24, ouvimos o cientista político José Adelino Maltez.

O novo governo da AD envolveu-se em inesperadas e controversas substituições para cargos da administração pública.

Ana Jorge foi exonerada da Santa Casa da Misericórdia, mas o Ministério do Trabalho fez um despacho a obrigar a mesa da instituição a permanecer no activo até ser substituída, sob pena de crime de abandono de funções no caso de os seus membros se recusarem a permanecer em gestão.

O mesmo ministério pediu ao demissionário director executivo do Serviço Nacional de Saúde um plano de Verão para 2024, para que não aconteça o mesmo que aconteceu no ano anterior, mas Fernando Araújo recusou.

Já nesta semana, o director nacional da Polícia de Segurança Pública foi exonerado e os polícias pediram explicações à ministra da Administração Interna sobre as razões da decisão. É previsível que outras mudanças se sucedam em breve. Isso é inevitável? Não seria mais aconselhável que Governo e Estado não se confundissem como tantas vezes acontece? Faz sentido falar em saneamentos políticos?

Neste P24, ouvimos o cientista político José Adelino Maltez.


Siga o podcast P24 e receba cada episódio logo de manhã no Spotify, na Apple Podcasts, ou noutras aplicações para podcasts.​ Conheça os podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um email para podcasts@publico.pt.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários