Tempo piora no fim-de-semana com chuva e possível queda de neve

IPMA prevê períodos de chuva para todo o país. No sábado, existirá uma descida nas temperaturas.

Foto
As temperaturas mais baixas serão nas regiões norte e interior norte e centro. ESTELA SILVA / LUSA
Ouça este artigo
00:00
01:29

Oito distritos de Portugal continental estão esta sexta-feira e sábado, 26 e 27 de Abril, com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

O aviso amarelo, o menos grave numa escala de três, estará em vigor entre as 21h de sexta-feira e as 12h de sábado, abrangendo os distritos de Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

O IPMA prevê queda de neve acima dos 1100 metros, com acumulação que pode ser até cinco centímetros acima de 1200 metros. Nos distritos de Castelo Branco e Guarda a previsão é de queda de neve acima de 1200 metros, com acumulação que pode ser até 10 centímetros acima de 1600 metros.

Os impactos prováveis, segundo o IPMA, prendem-se com perturbações causadas pela queda de neve e possível formação de gelo, levando por exemplo a corte ou condicionamento no trânsito em algumas estradas, danos em estruturas ou árvores, e abastecimentos locais prejudicados.

Segundo as previsões divulgadas na página oficial, na sexta-feira as temperaturas mínimas variam entre os seis e os 13 graus Celsius, no continente, e as máximas entre os 12 e os 20 graus. As temperaturas mais baixas serão nas regiões norte e interior norte e centro.

No sábado, em termos gerais, haverá uma descida das temperaturas no continente, com Bragança e Guarda a registaram três graus de temperatura mínima.


O estado do tempo e clima são conceitos diferentes. Esta previsão do tempo corresponde ao estado instantâneo da atmosfera em Portugal, definido através de variáveis meteorológicas como a temperatura, precipitação, humidade ou velocidade do vento. Já o clima consiste nos padrões registados ao longo de vários anos. Veja aqui mais sobre como os eventos meteorológicos no dia-a-dia podem (ou não) reflectir as alterações climáticas e como estas mudanças estão a intensificar os fenómenos meteorológicos extremos.

Sugerir correcção
Comentar