Próteses que sentem cada vez mais

Olhos que mexem, pernas que andam depressa, mãos que sentem a temperatura. Parece normal, mas não é quando se trata de próteses. Descubra os avanços de membros artificiais, cada vez mais inteligentes.

Foto
A recuperação do feedback sensorial natural é a base de uma investigação que melhora as próteses da perna PIETRO COMASCHI
Ouça este artigo
00:00
06:50

É cada vez mais naturalconseguir rodar olhos protésicos ultra-realistas, correr com pernas falsas ou distinguir o toque humano através de uma mão artificial. Nos últimos meses, algumas equipas de cientistas desenvolveram investigações que permitem atribuir cada vez mais capacidades a pessoas amputadas. À conversa com o PÚBLICO, contam como as descobertas lançadas poderão ser comercializadas a baixos custos e melhorar a vida de quem as utiliza.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários