Presidente da República defende que é preciso mais habitação pública

“É preciso haver mais habitação de iniciativa pública, é preciso, num país com a pobreza que nós temos”, defendeu Marcelo Rebelo de Sousa.

Foto
Presidente da República deu uma palestra sobre o 25 de Abril na Escola Secundária de Camões, em Lisboa Lusa
Ouça este artigo
00:00
01:31

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira que é preciso mais habitação pública, que não basta o sector privado ou social e que Estado e poder local têm "um papel fundamental" a desempenhar nesta matéria.

Marcelo Rebelo de Sousa falava durante uma palestra sobre o 25 de Abril na Escola Secundária de Camões, em Lisboa, em que fez uma intervenção e depois respondeu a perguntas dos alunos, durante perto de duas horas.

Interrogado sobre as dificuldades no acesso à habitação, o chefe de Estado respondeu que "a habitação está a ficar muito, muito, muito cara" em Portugal e que "este é um problema dos estudantes, mas é um problema dos portugueses em geral".

"É preciso haver mais habitação de iniciativa pública, é preciso, num país com a pobreza que nós temos", defendeu o Presidente da República.

"Não é apenas o sector privado ou o sector social que resolve o problema. É preciso que Estado e poder local tenham um papel fundamental, construindo mais, disponibilizando mais habitação", acrescentou.

Segundo o Presidente da República, os preços subiram por "boas razões: há mais turistas e há mais estrangeiros a querer viver, por razões de segurança, em Portugal, e então encarecem o custo, escolhem os melhores sítios e estão disponíveis para pagar mais".

Mas também por "más razões: uma capacidade de resposta" que garante mais habitação.

Relativamente ao aumento da oferta de habitação púbica, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que é preciso reconhecer que "isso já começou em parte", mas no seu entender "começou tarde e é insuficiente, portanto, não chega para as necessidades".

Sugerir correcção
Comentar