Onze portugueses foram à Suíça cometer suicídio assistido nos últimos 15 anos. Outros 39 estão inscritos

Entre os 13.775 actuais membros da Dignitas, logo, possíveis candidatos a um suicídio assistido, 39 são portugueses. Em 2023, a associação ajudou 250 pessoas que cometeram suicídio assistido.

morte-assistida,assembleia-republica,morte,eutanasia,saude,sociedade,
Fotogaleria
Custo total para um suicídio assistido pode atingir os 11 mil euros Paulo Pimenta
morte-assistida,assembleia-republica,morte,eutanasia,saude,sociedade,
Fotogaleria
Edifício da Dignitas, em Pfaeffikon, nos arredores da cidade suíça de Zurique Reuters/CHRISTIAN HARTMANN
Ouça este artigo
00:00
08:17

Nos últimos 15 anos, foram pelo menos 11 os portugueses que se dirigiram à Suíça para cometer suicídio assistido, na associação Dignitas – Viver com Dignidade, Morrer com Dignidade — uma das quatro associações que prestam assistência na morte naquele país. O auxílio no suicídio pode custar até acima de 11 mil euros, embora a associação também preste o serviço com redução ou isenção de custos a pessoas com dificuldades económicas. Até ao final de 2023, 39 portugueses eram membros da Dignitas, ou seja, putativos candidatos à assistência no suicídio, um número que teve o maior aumento em 2022.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 26 comentários