Catarina Valença Gonçalves, a visionária

Histórias contadas na primeira pessoa por quem sempre viveu nas nossas aldeias, ou de quem nelas se decidiu instalar.

Neste episódio do podcast Rostos da Aldeia vamos até Alvito conhecer Catarina Valença Gonçalves, uma lisboeta das Avenidas Novas cujo gosto pela arte a levou ao Alentejo, e o gosto pela pintura mural a fresco a fixou em Vila Nova da Baronia, no concelho de Alvito.

Catarina tem 47 anos e já é mais alentejana do que lisboeta, apesar de se considerar uma mulher do mundo, com elasticidade suficiente para fazer doutoramentos na Sorbonne e ter aulas de piano, ao mesmo tempo que vive uma vida despojada ou condiciona os seus dias à força da luz do sol e aos caprichos da terra.

É a mentora da Rota do Fresco, a primeira rota de Turismo Cultural em Portugal, criada há 25 anos e que se mantém até hoje. E é a fundadora e mentora da Spira, uma empresa de dinamização e divulgação cultural, com sede em Vila Nova da Baronia. É para esta pequena vila no Alentejo que alguns dos colaboradores da Spira se deslocam quando é dia de ir ao escritório. Mesmo que vivam em Lisboa.


O podcast está disponível na Apple Podcasts, Google Podcasts, Spotify e nas restantes plataformas.

A plataforma Rostos da Aldeia é um projecto da jornalista Luísa Pinto, do blogger Filipe Morato Gomes, do videógrafo Tiago Cerveira e do compositor Daniel Pereira Cristo. A locução é de Sónia Borges.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários