A música cabo-verdiana entre a cimboa e o TikTok

A 10.ª edição do Atlantic Music Expo voltou a fazer desaguar na Cidade da Praia um caudal inesgotável de artistas e observadores. A precariedade ainda é uma questão, a fome de mundo nem se questiona.

Foto
Domingos Fernandes Pascoal e o Quarteto Anu Nobu + 1 Cristiano Barbosa/aME
Ouça este artigo
00:00
13:18

Das suas muitas vidas, entre as quais aquela que o levou, como militar de um país acabado de se tornar independente, a Cuba, a Berlim Leste e à União Soviética (deve a uma estadia de quatro anos na Crimeia a sua especialização em mecânica automóvel), Domingos Fernandes Pascoal está agora a viver a reforma dourada de um aposentado do exército convertido em guardião de dois tesouros. A idade fez dele um passador: do legado inquantificável de composições (mais de 400?) deixadas pelo mítico Ano Nobo (1933-2004), de que se diz “discípulo e filho espiritual”, e de um instrumento em vias de extinção, a cimboa, testemunho irrefutável do vínculo de Cabo Verde ao tráfico de escravos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar