20 Dias em Mariupol, a longa agonia de uma cidade cercada

O filme de Mstyslav Chernov, vencedor do Óscar de Melhor Documentário, foi rodado na cidade ucraniana ao ritmo de uma guerra que dava os primeiros passos, que surpreenderam pela rapidez.

Foto
O seu é um relato inevitavelmente parcial, pela condição de ser um ucraniano que vê o próprio país a ser invadido, mas sobretudo por ter escolhido colocar-se na mesma condição que os restantes habitantes Felipe Dana
Ouça este artigo
00:00
08:44

Um homem reuniu os seus pertences, os que sobreviveram ao bombardeamento da casa em que vivia, colocou-os em sacos de plástico e estes num carrinho de mão. Caminha há quatro horas, não se percebe bem se tem algum destino. Na rua larga passam só mais duas pessoas por entre destroços e entulho. O homem não abranda o passo enquanto conversa com o jornalista e ouvem-se estrondos ao longe. Arrisca-se a andar assim na rua enquanto chovem bombas na cidade?, pergunta-lhe o interlocutor. “O que vou fazer?...”, responde-lhe Alexander Ivanov, com um encolher de ombros, afastando-se pela rua deserta.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar