20 Dias em Mariupol: a morte de uma cidade

Mais do que um simples especial de informação, o vencedor do Óscar de Melhor Documentário é um dever de testemunho que procura reflectir quase em tempo real sobre aquilo que está a mostrar.

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Todos vimos a maternidade bombardeada — Evgenii Maloletka ganharia, aliás, um Pulitzer pela fotografia da grávida, Irina Kalinina, que não sobreviveu mstyslav chernov
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Não vale a pena negar a evidência: qualquer que fosse a concorrência, o Óscar de Melhor Documentário em 2024 iria sempre para 20 Dias em Mariupol, do jornalista ucraniano Mstyslav Chernov – por ser a Ucrânia, por ser Hollywood. O seu prémio pode, assim, vir directamente do “activismo performativo” que tantas vezes norteia as escolhas e os galardões da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas americana — tanto mais que o destinatário original do filme nunca foi a sala de cinema, sendo uma produção do serviço público de televisão americano PBS (e é também no pequeno ecrã que o vamos descobrir em Portugal, no canal TVCine e depois no serviço TVCine Plus, a partir desta sexta-feira). Mas há em 20 Dias em Mariupol algo de singular, que transcende essas gavetas simplistas em que muitas vezes colocamos as coisas.

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