Camisola 44 da Alemanha redesenhada por sugerir simbologia nazi

Novo equipamento foi lançado há menos de três semanas e a camisola 44 não será comercializada, por remeter para a antiga SS. O número quatro será alvo de alterações.

Foto
Jonathan Tah, com o número 4, num jogo de preparação Philipp Reinhard/DFB
Ouça este artigo
00:00
01:42

O desenho do número quatro nas camisolas da selecção nacional de futebol da Alemanha vai ser alterado devido a preocupações com a possibilidade de o número "44" se assemelhar ao símbolo utilizado pelas unidades nazis das SS.

O novo equipamento, lançado antes de a Alemanha receber o Campeonato da Europa, que arrancará a 14 de Junho, foi estreado durante o jogo de preparação com a França (2-0), no mês passado. E embora o design tivesse sido submetido a aprovação da UEFA, não tinham sido levantadas objecções.

Isso não impediu a Federação Alemã de Futebol (DFB) de reconhecer que poderá ter um potencial problema em mãos e, para o evitar, já tomou medidas, anunciadas através da rede social X.

"A DFB verifica os números 0-9 e depois submete os números 1-26 à UEFA para análise. Nenhuma das partes envolvidas viu qualquer proximidade com o simbolismo nazi no processo de criação do design da camisola", começou por enquadrar.

"No entanto, levamos os comentários muito a sério e não queremos dar azo a discussões... Vamos desenvolver um design alternativo para o número 4 e coordená-lo com a UEFA".

De resto, o fornecedor oficial da DFB, a Adidas (que será substituída pela Nike a partir de 2027), já tinha assumido anteriormente que iria retirar o número 44 da sua gama de opções de personalização, precisamente para evitar interpretações que remetessem para a antiga polícia do Estado.

"Vamos bloquear o número 44 o mais rapidamente possível", disse o porta-voz da Adidas, Oliver Bruggen, aos media alemães. "Como empresa, opomo-nos activamente à xenofobia, ao anti-semitismo, à violência e ao ódio sob qualquer forma".

Sugerir correcção
Ler 4 comentários