Papa apela à troca de “todos os prisioneiros” entre Rússia e Ucrânia

Na sua mensagem pascal na Praça de São Pedro, Francisco pediu também o cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza.

Foto
O Papa exortou ao "respeito pelos princípios do direito internacional" Reuters/Yara Nardi
Ouça este artigo
00:00
02:15

O Papa Francisco pediu este domingo, durante a sua mensagem pascal, "uma troca de todos os prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia" e apelou a um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza.

"Todos por todos", afirmou o Papa da varanda central da Basílica de São Pedro, antes de dar a bênção Urbi et Orbi (à Cidade e ao Mundo) perante dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.

Na sua mensagem pascal, na qual recordou "as vítimas de tantos conflitos em curso no mundo, a começar pelos de Israel e da Palestina, e da Ucrânia", e pediu que "Cristo ressuscitado abra um caminho de paz para as populações sofredoras destas regiões".

O Papa exortou depois ao "respeito pelos princípios do direito internacional".

E, entre os seus pedidos, apelou a "uma troca geral de todos os prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia". "Todos por todos!", disse.

Na sua mensagem, Francisco também reiterou o seu apelo para que "seja garantida a possibilidade de acesso humanitário a Gaza", apelando, mais uma vez, à "rápida libertação dos reféns raptados em 7 de Outubro e a um cessar-fogo imediato na Faixa".

"Não permitamos que as hostilidades em curso continuem a afectar gravemente a população civil, já exausta, e especialmente as crianças. Quanto sofrimento vemos nos seus olhos", disse o Papa.

O Papa lançou ainda um aviso: "Não deixemos que os ventos da guerra soprem cada vez mais forte sobre a Europa e o Mediterrâneo" e "não cedamos à lógica das armas e do rearmamento".

"A paz nunca se constrói com armas, mas com a abertura dos nossos corações", sublinhou.

Esta mensagem foi proferida pelo Papa Francisco depois de ter presidido à missa de domingo de Páscoa e na qual não houve homilia.

Depois de não ter participado na sexta-feira na Via Sacra no Coliseu de Roma, para preservar a sua saúde, o pontífice argentino apresentou-se este domingo, segundo as agências internacionais, “em boa forma”, tal como no sábado, quando presidiu à Missa da Vigília Pascal.

No final da missa de domingo de Páscoa – concelebrada por mais de 350 membros do clero, entre cardeais, bispos e padres -, Francisco percorreu de papamóvel a Praça de São Pedro, cumprimentando os fiéis.

O átrio da basílica foi decorado com dezenas de milhares de flores, graças ao contributo dos floristas holandeses e à colaboração dos trabalhadores do Serviço de Jardinagem e Ambiente.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários