Prevenção e intervenção local: nova estratégia para os mais de 10.700 sem-abrigo está aprovada

Nova estratégia de integração de pessoas sem abrigo terá como foco a prevenção destas situações, com maior apoio a quem está em risco, e um reforço das redes de apoio a nível local.

Foto
A Gare do Oriente, em Lisboa, tem sido um local de abrigo para quem está sem tecto Rui Gaudencio/Arquivo
Ouça este artigo
00:00
05:52

Em 2022, mais de 10.700 pessoas estavam na condição de sem abrigo em todo o país. Nesse ano, 5975 dessas pessoas estavam sem tecto, a dormir nas ruas, mais 36% do que em 2021. As restantes 4798 estavam abrigadas em centros de acolhimento, quartos em pensões ou outras respostas, ainda assim sem uma resposta habitacional digna. Ainda não são conhecidos os números de 2023, nem se sabe se registarão de novo um agravamento da situação. Mas, a partir do próximo ano e até 2030, haverá uma nova Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas em Situação de Sem Abrigo (ENIPSSA). Foi aprovada em Conselho de Ministros na segunda-feira, numa das últimas decisões tomadas pelo Governo socialista cessante.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários