Geórgia conquista vaga para defrontar Portugal no Euro 2024

Os georgianos afastaram a Grécia e chegam pela primeira vez à fase final de um Europeu de futebol.

Foto
Giorgi Kochorashvili, um dos jogadores georgianos que não falhou no desempate por penáltis Reuters/Irakli Gedenidze
Ouça este artigo
00:00
02:32

Era a principal dúvida, do ponto de vista de Portugal. Quem seria o adversário da selecção nacional no dia 26 de Junho, em Gelsenkirchen, na última partida da fase de grupos do Europeu de futebol de 2024: Geórgia ou Grécia? Pois bem, foi preciso esperar pelo desempate nas grandes penalidades mas essa vaga foi conquistada pelos georgianos, mais certeiros na marca dos 11 metros (4-2), depois do nulo inicial não ter sido desfeito durante os 90’ regulamentares, nem nos 30’ do prolongamento.

Em Tbilissi, na final do Caminho C dos play-off, os georgianos acertaram quatro de cinco pontapés — enquanto os helénicos falharam dois de quatro —, assegurando, dessa forma, um apuramento inédito.

Outro dos países que também celebraram de forma efusiva a ida ao Euro 2024 foi a Ucrânia. A jogar na Polónia, devido à invasão russa do país, os ucranianos derrotaram a Islândia por 2-1, na final do Caminho B dos play-off. Apesar de terem sido os islandeses a marcarem primeiro por intermédio de Albert Gudmundsson (30’), Viktor Tsygankov (54’) e Mykhailo Mudryk (84’), garantiram aquele que é o quarto apuramento seguido dos ucranianos, que repetem 2012, 2016 e 2020.

Os ucranianos, que em 2020 atingiram os quartos-de-final do Europeu, juntam-se no Grupo E a Bélgica, Eslováquia e Roménia.

Já no terceiro jogo dos play-off, no Caminho A de apuramento, disputado no País de Gales entre a selecção britânica e a Polónia, também houve necessidade de recorrer ao desempate por penáltis depois de nenhuma das selecções ter conseguido marcar durante o tempo regulamentar e o prolongamento. E os polacos foram 100% certeiros, com o “céu a cair sobre a cabeça” de Daniel James, que no derradeiro penálti da série de cinco permitiu a defesa do guarda-redes Szczesny fazendo com que um estádio repleto ficasse mudo com uma eliminação tão dramática.

A Polónia alcança, assim, o quinto apuramento seguido, repetindo as presenças de 2008, 2012, 2016 e 2020. Depois de ter sido eliminada por Portugal nos “quartos” da edição de 2016, única em que ultrapassou a fase de grupos, junta-se agora no Grupo D a França, Países Baixos e Áustria.

Na fase final do Euro 2024 estão a anfitriã Alemanha, Portugal e ainda Albânia, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Escócia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Geórgia, Hungria, Inglaterra, Itália, República Checa, Roménia, Sérvia, Suíça, Turquia e Ucrânia.

Sugerir correcção
Comentar