Advogados de migrantes criticam burocracia que impede cumprimento da lei

Acabar com a possibilidade de os imigrantes que chegam com visto de turismo apresentarem uma manifestação de interesse para procurar trabalho não choca jurista.

Foto
Migrantes retidos no aeroporto de Lisboa sem condicoes adequadas a espera de resposta de asilo. Jose Fernandes
Ouça este artigo
00:00
03:10

A burocracia excessiva e a ausência de resposta do Estado português aos pedidos de regularização dos imigrantes são criticados por advogados que lidam com centenas de casos de pessoas com a vida em suspenso.

"As pessoas não podem fazer nada, não podem ir a um funeral no seu país, não podem trazer filhos, ficam com a vida bloqueada à espera da regularização", diz o advogado Bruno Gutman, que se queixa de falta de atenção do Governo para com o problema.

"Portugal é um país que sabe que precisa do movimento migratório porque há um problema demográfico, com o envelhecimento populacional", mas "parece que os serviços públicos não querem saber e não dão resposta", observa."Todos os dias alguém me manda uma mensagem e me comunica mais um atraso, uma ausência de resposta". A passagem das responsabilidades do antigo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) "não trouxe, até ao momento, nenhuma melhoria".

Críticas semelhantes faz o advogado José Gaspar Schwalbach, autor de vários livros sobre migração. Tudo indicava que a mudança do SEF para a AIMA "só pudesse melhorar porque estava tudo muito mau", Mas "sucede que, na prática, piorou" porque não foi feita a migração das bases de dados pendentes, criando "novos atrasos".

"Não é possível resolver coisas simples, como um visto caducado. Não faz sentido", diz este causídico.

O fim do SEF entregou à PSP a responsabilidade da fiscalização da entrada dos imigrantes nos aeroportos nacionais, que tem "critérios mais rígidos para a entrada no território nacional" do que no passado. Os imigrantes "são deixados ao abandono numa sala de passagem logo à entrada do posto de controlo" no aeroporto, o que "viola a convenção europeia dos direitos humanos", com pessoas a "dormir no chão", sem condições, afirma José Gaspar Schwalbach, que espera que o novo Governo consiga "desbloquear a questão dos agendamentos e da efectiva criação de mais postos de atendimentos para pedidos iniciais". Através de postos móveis, por exemplo.

"São milhares de pedidos a aguardar um agendamento e é incompreensível que um governo não tenha como bandeira para os primeiros 60 dias resolver este problema que é sistémico", lamenta. Sobre alterações à lei de estrangeiros, que regula a entrada de imigrantes, o mesmo advogado admite que possam vir a ser impostas novas regras, como um conhecimento prévio da língua portuguesa ou aulas de cidadania portuguesa, antes de se poder pedir um visto. Não o choca que seja posto fim à possibilidade de os imigrantes que chegam com visto de turismo apresentarem uma manifestação de interesse para procurar trabalho - a causa do maior número de processos pendentes.

Esse expediente legal "data de 2007 para permitir a legalização de muitos imigrantes que estavam em Portugal há muitos anos e que, de outro modo, não se poderiam regularizar", recorda o jurista, considerando que "a causa que permitiu a criação desse procedimento cessou".

"Quem faz uma manifestação de interesse não pode ter nenhuma expectativa de resposta positiva. Mas a partir do momento em que esse procedimento demora mais do que o adequado, 180 dias, assim já se consuma o facto", explica.

Já Bruno Gutman tem uma posição diferente: "Acabar com a manifestação de interesse não vai impedir a pessoa de vir, mas vai criar uma situação de ilegalidade. Ora se as pessoas pagam impostos, têm contrato de trabalho, o mais natural deveria ser terem os vistos resolvidos".

Sugerir correcção
Ler 3 comentários