Henrique Rocha entra no top 200 com o maior triunfo da carreira

Tenista português, actual 248.º do ranking, conquistou em Espanha o challenger de Murcia.

Foto
DR
Ouça este artigo
00:00
02:57

Cinco meses depois de ter garantido a entrada no top 300, Henrique Rocha deu mais um importante passo para a sua ascensão no ténis mundial, ao triunfar na quinta edição do Challenger Costa Cálida Región de Murcia e assegurar a subida ao top 200. O tenista nascido no Porto há 19 anos, e radicado em Lisboa, onde se treina no Centro de Alto Rendimento, é apenas o segundo teenager português a conquistar um título no ATP Challenger Tour.

Na sua estreia em finais da categoria challenger, Rocha venceu o experiente georgiano Nikoloz Basilashvili (1086.º) - 16.º em 2019 -, por 3-6, 7-6 (7/0) e 7-5, ao fim de duas horas e 52 minutos. No derradeiro encontro, onde um terço dos jogos foram decididos nas vantagens, registaram-se cinco breaks para cada lado e Rocha, autor de nove ases e 63% de eficácia no primeiro serviço, esteve por diversas vezes em desvantagem.

Na segunda partida, Basilashvili teve, por duas vezes, um break de vantagem e serviu para fechar o encontro, a 5-4. No set decisivo, Rocha recuperou de 0-3, tendo o ponto de viragem surgido a 3-3, quando Basilashvili liderou por 40-15, antes de ceder o break, já com 2h30 de jogo.

Apesar dos sinais de maior cansaço, Basilashvili não deixou de lutar e não permitiu que Rocha aproveitasse a primeira oportunidade para encerrar o encontro, quando serviu a 5-4. Mas o jogador luso redimiu-se obtendo mais um break e concluiu com um jogo em branco.

“Estou muito feliz pelo torneio que fiz. Como é óbvio, este primeiro título challenger vai ficar na memória e estou muito contente por entrar no top 200 pela primeira vez. Estou muito contente pelo nível que exibi, fiz uma semana incrível e tenho que manter o mesmo foco e determinação para o resto do ano. Tenho melhorado o meu nível e é nisso que estou focado neste momento e com estes jogos o ranking vem por acréscimo”, resumiu.

Henrique Rocha é o 11.º jogador português a vencer um torneio no ATP Challenger Tour e o segundo mais novo a conquistar um título no circuito secundário (só Nuno Marques, em 1989, foi mais precoce).

O portuense, que chegou ao Real Murcia Club de Tenis como 248.º mundial, somou mais 75 pontos, que o vão levar ao 196.º posto, sendo o 15.º tenista português a integrar o top 200 do ranking ATP. E será já na condição de número dois nacional que Rocha vai esta semana competir no challenger de Girona, onde irá ter como primeiro adversário o chileno Cristian Garin (104.º).

Em prova, no qualifying, estão Gastão Elias e João Sousa. Na primeira eliminatória, Elias (313.º) derrotou o búlgaro Leonid Sheyngezikht (1072.º), por 6-2, 7-6 (7/5). Já Sousa (278.º) avançou para a última ronda do qualifying sem jogar, pois não teve adversário.

Sugerir correcção
Comentar