Quando as grávidas são estrangeiras, até o tradutor do Google é chamado a ajudar

Num momento de vulnerabilidade como o parto, comunicar é um desafio para o número crescente de mães estrangeiras que dão à luz em Portugal, mas também para os profissionais de saúde que as recebem.

Foto
Em 2023, mães estrangeiras já representam 55% de todos os partos do hospital Fernando Fonseca Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
17:04

Sadia coloca o hijab sempre que alguém "desconhecido" entra no quarto, mas não tira os olhos da cama de Aish, a bebé que nasceu há menos de uma semana. Saiu do Paquistão, de malas na mão e outro filho bebé nos braços, há quase três anos. Portugal não foi a primeira opção, mas acabou por ficar, já lá vão dois anos. A bebé, que se vai espreguiçando lentamente no seu pijama cor-de-rosa com unicórnios, faz agora parte da percentagem de crianças nascidas em Portugal de mãe com nacionalidade estrangeira, que, em 2023, representaram já um sexto do total dos nascimentos no país.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários