A Última vez de Picas é mais uma peça de um prometido álbum, a lançar ainda em 2024

Aos poucos, Picas (nome artístico de Maria Casal Ribeiro, nascida no Porto) vai montando as peças do seu primeiro álbum, que deverá sair este ano. Depois de Tatuagens, lançada em finais de Janeiro, o novo single chama-se Última vez, de novo com produção de Jon (Real Caviar) e videoclipe de Victor Hugooli, e faz parte de uma trilogia envolta numa história de amor.

Nas palavras da cantora, Última vez “é um grito de libertação sobre sair de uma relação que não é boa para nós. É sobre pormo-nos em primeiro lugar e cuidarmos de nós antes de cuidarmos dos outros.” É, acrescenta ainda, “um tema sobre sair de uma espiral tóxica, em que estamos subjugados à vontade do outro. É sobre encontrarmo-nos, mesmo depois de nos termos perdido. Nos primeiros refrões a letra diz ‘a culpa é minha por te querer, faz o que tens a fazer’, mas no último refrão a letra muda para ‘a culpa é tua por não saber, fazes tudo só pra me prender’. É uma música sobre uma tomada de consciência e a escolha de me pôr em primeiro.”

Dada a conhecer como cantora em 2020, no concurso The Voice Portugal da RTP, onde interpretou canções de Rui Veloso, Tom Jobim ou Aretha Franklin, Maria Casal Ribeiro lançou como Picas (o nome artístico que escolheu) um primeiro single, Orquídeas, com um videoclipe publicado em Junho de 2022. No mesmo ano, em Dezembro, lançou novo single e videoclipe, Volta para mim, este gravado em dueto com Agir. E em Maio de 2023 publicou um terceiro single, também com videoclipe, intitulado Nos meus lençóis. A estes três singles, Picas está desde Janeiro a juntar mais três. Começou com Tatuagens, acrescentando-lhe agora Última vez.