CES: justiça e responsabilidade

Estes processos de teor inquisitorial resultam uma enorme injustiça, que quem defende os direitos humanos de forma consequente só pode considerar escandalosa e indigna.

Ouça este artigo
00:00
05:06

A luta pelos direitos humanos das mulheres tem conhecido diversas fases, adquirindo destaque questões diferentes em contextos históricos e políticos específicos. O combate ao assédio e à agressão sexual tem vindo a ocupar um dos lugares do topo da pauta feminista desde outubro de 2017, quando eclodiu o movimento #metoo, o qual, principalmente através da sua disseminação nas redes sociais, criou a consciência da violência sexual contra as mulheres enquanto fenómeno estrutural das sociedades ocidentais, durante séculos silenciado e sempre descredibilizado. Foi nesta conjuntura, nacional e internacional, que, em abril de 2023, emergiram publicamente acusações neste âmbito contra investigadores do Centro de Estudos Sociais, que conduziram à elaboração de um relatório por uma comissão independente (CI), tornado público a 13 de março deste ano, e razão direta para esta reflexão.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários