Insistir no tema da imigração é “seguir mapa errado” para partidos pró-europeus

A poucos meses das eleições para o Parlamento Europeu, relatório do European Council on Foreign Relations diz que a importância do tema da imigração está a ser sobrevalorizada.

Foto
Migrantes resgatados no Mediterrâneo chegam a Lanzarote, nas Canárias EPA/Adriel Perdomo
Ouça este artigo
00:00
04:30

Um enorme aumento de apoio da direita radical, potenciado pela imigração ilegal para a Europa, é o que muitas pessoas esperam que aconteça nas eleições para o Parlamento Europeu de 9 de Junho. E a reacção que muitos partidos pró-europeus terão será a de imitar as propostas políticas dos partidos de direita radical em relação à imigração, por um lado, e por outro sublinhar a resposta europeia a crises como a da pandemia da covid-19 ou a da guerra da Ucrânia. Mas um relatório do European Council on Foreign Relations (ECFR) diz que tudo o que foi escrito antes é baseado em mitos e ideias feitas – e que provarão o adágio “a melhor maneira de uma pessoa se perder é seguir um mapa errado”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários