Democracia 2.0

Talvez tenha chegado ao fim a era da democracia grátis e de mão beijada; é provável que, para a viver, se tenha agora de lutar por ela.

Ouça este artigo
00:00
03:20

Pouco tempo depois da aprovação, em 2010, da lei do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, eu e a minha namorada fomos insultadas na rua por um grupo de rapazes homofóbicos. Este episódio simboliza, para mim e desde então, o fosso entre o progresso na lei e o progresso no terreno: eu já podia casar-me no papel, mas namorar na via pública não. Sabemos que as leis podem demorar a integrar-se no tecido social e que às vezes legislar é mesmo o único meio de fazer caminho. No entanto, acredito ter ficado por fazer um importante trabalho de pedagogia relativamente à lei, que acabou por nunca se discutir de forma alargada. A realidade emocional de pessoas que iriam beneficiar do casamento não foi conhecida, o seu mundo permaneceu furtivo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários