PSD quer imitar Governo de 1985, mas Cavaco contou com o PRD para governar

Cavaco não disse “não é não”, admitiu integrar o PRD no governo e fez negociações informais para um acordo parlamentar. Hoje, a relação PSD-Chega é diferente.

Foto
Ramalho Eanes com o primeiro-ministro cessante, Mário Soares, e o novo primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva, em 1985 Acácio Franco/Lusa
Ouça este artigo
00:00
05:37

Cavaco Silva admitiu aceitar o Partido Renovador Democrático (PRD) no seu primeiro governo minoritário, se essa fosse uma exigência para a viabilização. Escreve o antigo primeiro-ministro na sua Autobiografia: “Uma coligação com o PRD era coisa que não me entusiasmava, mas se este partido se tivesse colocado na posição de só viabilizar o Governo desde que nele participasse, o PSD teria grande dificuldade em evitá-lo. Ocorreriam negociações entre os dois partidos e o PSD, que não podia fugir à responsabilidade de formar governo, teria de aceitar algumas condições impostas pelo PRD”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários