O que nos diz o resultado das eleições: dez perguntas e respostas

Com apenas dois deputados de diferença entre a AD e o PS e quatro mandatos por distribuir, as eleições mais participadas desde 1995 não se traduziram numa vantagem que prometa longa estabilidade.

Foto
Luís Montenegro, líder da AD, foi o vencedor da noite Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
07:47

Com a abstenção em território nacional no valor mais baixo desde 1995, os resultados eleitorais foram apurados já depois da 1h30 e restam agora apenas quatro mandatos por distribuir. Os votos dos emigrantes serão conhecidos a 20 de Março. Até lá, a Aliança Democrática (juntamente com os deputados do PSD-Madeira) soma 79 dos 230 deputados eleitos. Segue-se o PS com 77 deputados e o Chega com 48 deputados. A IL continua com um grupo parlamentar de oito eleitos e o Bloco ficou com cinco. O Livre cresce e passa a ter um grupo parlamentar do tamanho do da CDU. O PAN elegeu apenas a sua porta-voz. Que outras perguntas tiveram resposta na última noite?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar