A economia e o défice andam há 20 anos a dominar as campanhas eleitorais

Na campanha de 2002, o défice entrou no debate quando o país deslumbrado com a Europa chocou com a realidade e nunca mais daí saiu. Visita guiada aos vícios e virtudes das campanhas do século XXI.

Foto
nfs nuno ferreira santos - 2 marco 2013 - PORTUGAL, Lisboa - Manifestacao contra a Troika e as politicas do governo organizada pelo movimento "que se lixe a Troika". O protesto comecou no marques de Pombal e foi ate ao terreiro do Paco (praca do comercio), na foto Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
16:57

“Os portugueses dão sinais de querer mudar, de estarem cansados da actual maioria. Mas, por outro lado, também dão sinais de não confiar o suficiente na alternativa e no seu principal rosto para se lhe entregarem de alma e coração.” A citação bem podia ser de um analista atento na última semana, mas não. É um excerto de um editorial do PÚBLICO assinado por José Manuel Fernandes nas legislativas de 2002. Então, como agora, havia pouca confiança nas propostas dos partidos, ansiedade sobre o futuro, dúvida sobre o modelo de desenvolvimento que estava em curso e, como corolário, irritação com a classe política. Ao reflectir pela primeira vez o choque entre as esperanças da integração europeia e as limitações do país para as aproveitar, as eleições de 2002 foram um marco. Com uma ou outra diferença, Portugal anda a repetir os mesmos diagnósticos e a discutir as mesmas soluções para o seu futuro desde então.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 24 comentários