Controle antidoping leva 130 ciclistas a abandonarem uma prova

Situação ocorreu em Espanha, numa prova de preparação da temporada velocipédica.

Foto
O ciclismo volta a estar assombrado pelo doping EPA/YOAN VALAT
Ouça este artigo
00:00
01:51

O anúncio da presença da Comissão Espanhola de Luta contra o Doping no Desporto (CELAD) no final de uma prova de ciclismo amador em Vilhena, Espanha, originou um fenómeno bizarro: dos 182 ciclistas inscritos 130 abandonaram a corrida, tendo terminado apenas 52.

Uma série de furos e acidentes (embora não sejam visíveis no vídeo da corrida) foram a justificação para o número inusitado de desistências na 40.ª edição da prova, a sexta válida para um campeonato designado por Interclub Vinalopó, que decorreu, no sábado, na província de Alicante e que serve de preparação para a temporada propriamente dita.

As críticas ao sucedido foram várias e Álvaro Marzá, oitavo classificado na corrida, foi um dos que condenou o sucedido nas redes sociais: “Controle antidoping em Vilhena = furos e desistências. Não é uma fórmula matemática, é a dura realidade. Isto é uma autêntica piada. A propósito, passei no controle. É o terceiro que passo”.

Outro corredor, sob anonimato, comentou ao site Ciclo21: "Todos sabemos quem está dopado e quem não está. Estamos fartos deste tipo de situações e de que quando há controlos, curiosamente, os mesmos ciclistas não terminam as corridas para evitar serem 'controlados'. O ano passado, um deles saiu da estrada e atirou-se para uns arbustos para evitar ser alvo de um controlo antidoping. É triste a este ponto."

O Interclubs de Vinalopó é um campeonato de ciclismo de estrada da categoria Open, que se realiza entre os meses de Janeiro e Março e, no qual podem participar ciclistas federados com mais de 17 anos. O torneio serve de preparação para os jovens ciclistas que, nos meses seguintes, irão competir na temporada de estrada.

O campeonato é composto por várias corridas individuais que compõem uma competição com uma classificação única, semelhante à de uma corrida por etapas.

Sugerir correcção
Comentar