Os cartazes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos são, pela primeira vez, um só

Os cartazes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos completam-se, formando uma só imagem de uma Paris surrealista imaginada por Ugo Gattoni.

Foto
Os posters dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, por Ugo Gattoni Ugo Gattoni/Paris 2024
Ouça este artigo
00:00
01:46

Com um traço surrealista e uma obsessão pelo detalhe, os cartazes oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, revelados na segunda-feira, destacam os monumentos históricos e as instalações desportivas da capital.

Mas os posters, concebidos pelo artista parisiense Ugo Gattoni, nascido em 1988, não vão ficar na história dos jogos só por causa disso. Os dois complementam-se para formar um cartaz único, uma estreia na estratégia de comunicação dos dois eventos e que está a ser elogiada pela abordagem inclusiva.

É como se toda a cidade se transformasse no estádio olímpico, incluindo os principais monumentos históricos de Paris, como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e o Grand Palais.

Mostram também os locais e instalações desportivas que serão utilizados durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos: o Stade de France, o rio Sena, a Praça da Concórdia e a Ponte Alexandre III, mas também o mar, numa referência a Marselha e ao spot de surf de Teahupoo, no Taiti.

Os cartazes oficiais são inspirados no movimento artístico surrealista, com um nível de precisão e de pormenor sem precedentes na história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos: representam 29 desportos olímpicos e 18 modalidades paraolímpicas. Através desta escolha artística, Paris 2024 presta homenagem ao Manifesto Surrealista, escrito por André Breton e publicado em 1924, ano em que se realizaram os últimos Jogos Olímpicos na capital francesa.

As oito mascotes oficiais de Paris 2024 estão escondidas nestes cartazes, numa referência à série de livros para crianças Onde está o Wally?.

"Isto representa cerca de 2000 horas de trabalho", disse Gattoni aos jornalistas.

Os cartazes estarão em exposição no Museu d'Orsay até à próxima semana.

Sugerir correcção
Comentar