Portugal vence a Espanha e garante lutar na final do REC 2024

Tal como aconteceu há um ano, a selecção nacional de râguebi ganhou o duelo ibérico e jogará em Paris, contra a Geórgia, o jogo decisivo da principal competição da Rugby Europe.

Foto
Portugal derrotou a Espanha no Restelo Luís Cabelo
Ouça este artigo
00:00
02:34

Um ano depois, a história repetiu-se: Portugal derrotou a Espanha no Estádio do Restelo na meia-final do Rugby Europe Championship e, a 17 de Março, vai defrontar no Estádio Jean-Bouin, em Paris, a Geórgia na final da principal competição da Rugby Europe. Neste domingo, os espanhóis estiveram melhor nos primeiros 40 minutos e chegaram a ter dez pontos de vantagem (23-13), mas a equipa nacional foi superior na segunda parte, justificando o triunfo, por 33-30, com ensaios de Lucas Martins, José Lima e Manuel Cardoso Pinto.

Há um mês, na Bélgica, a estreia de Portugal REC 2024 foi muito má e uma das selecções mais elogiadas no Mundial 2023 foi totalmente dominada por uma selecção belga claramente inferior. No entanto, a derrota na estreia acabou por ser apenas um acidente de percurso.

Com duas vitórias claras nas duas partidas que se seguiram no Grupo B – 54-7 contra a Polónia; 49-24 na Roménia -; Portugal não só garantiu a presença nas meias-finais do REC, como assegurou a vantagem de jogar essa partida em casa.

E, tal como tinha acontecido há um ano, na primeira edição da competição, o rival de Portugal foi a Espanha, o palco escolhido para a partida foi o Restelo e a duelo ibérico começou com os espanhóis a dominarem.

Mesmo com menor domínio territorial, a Espanha defendia bem e atacava sempre num perímetro curto, com investidas dos seus avançados. Com uma equipa em renovação e ausências de peso, principalmente na linhas-atrasadas (Raffaele Storti, Rodrigo Marta, Pedro Bettencourt, Nuno Sousa Guedes e Simão Bento), Portugal demorou a “encaixar” na estratégia do rival e, com dois ensaios sofridos, chegou ao intervalo a perder por 13-20.

Logo após o recomeço, uma penalidade espanhola colocou a desvantagem portuguesa em dez pontos (13-23), mas com o vento a seu favor e a entrada de Diogo Hasse Ferreira para a primeira linha, os “lobos” assumiram um ascendente claro.

Conseguindo ter o domínio das fases estáticas, Portugal começou a fazer circular a bola nas suas linhas-atrasadas, encostou a Espanha às cordas e, com dois ensaios (Cardoso Pinto e Lucas Martins) e o pé afinado do jovem abertura Hugo Aubry (18 pontos), passou para a frente: 33-23.

Aproveitando uma superioridade numérica (amarelo para Duarte Torgal), a Espanha a um minuto do fim ainda chegou ao ensaio e fez tremer os adeptos no Restelo, mas os jogadores portugueses seguraram a curta vantagem de três pontos (33-30) e, dentro de duas semanas, tal como aconteceu no Mundial (empate a 18 pontos), haverá novo confronto entre Portugal e a Geórgia em solo francês.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários