Campanhas de desinformação com origem internacional chegam a Portugal para condicionar eleições

Publicidade nas plataformas da Google tinha como alvo PS e PSD. Trata-se do primeiro caso registado de uma interferência externa através de desinformação online em eleições portuguesas.

Foto
Gustavo Cardoso fala numa clara “tentativa de interferência externa” que “configura um tipo de desinformação novo em Portugal” Matilde Fieschi
Ouça este artigo
00:00
04:20

Uma campanha de desinformação através de vídeos com mensagens dirigidas contra o PS e o PSD esteve activa nas plataformas da Google durante cerca de 48 horas. Pela primeira vez numa campanha eleitoral em Portugal, há suspeitas de uma alegada interferência externa de modo a influenciar o eleitorado, segundo o observatório da desinformação do MediaLab do Iscte em parceria com a Agência Lusa. Estes dois vídeos identificados pelos investigadores do MediaLab marcam uma mudança do paradigma da desinformação em Portugal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários