Coala chora a morte da companheira e filmar o resgate “foi doloroso”

O momento foi filmado por um dos funcionários da Koala Rescue, na Austrália. No vídeo, o macho parece estar a chorar agarrado ao corpo da fêmea.

Foto
Vídeo também mostra o coala a abraçar o corpo da fêmea Koala Rescue/Facebook
Ouça este artigo
00:00
01:15

O momento foi filmado em Adelaide Hills, na Austrália, por um dos funcionários da associação Koala Rescue, e mostra um coala macho que parece estar a chorar junto ao corpo de uma fêmea.

No vídeo, publicado na semana passada no Facebook da associação, o animal pousa a cabeça junto ao corpo da companheira, num gesto semelhante a um abraço.

Citados pelo site Unilad, os especialistas em comportamento animal da associação afirmam que os coalas são animais solitários. A par disto, acrescentam, é bastante raro ver estes animais a fazer o luto. A reacção do coala à morte da companheira “confirma a natureza empática e carinhosa dos coalas”, lê-se na legenda do vídeo.

“É sempre devastador participar num resgate que envolva um coala morto, mas foi ainda mais doloroso testemunhar o macho a segurar e abraçar a fêmea”, acrescentam.

De acordo com o mesmo site, Hartley, um dos funcionários da associação, recebeu uma chamada de uma pessoa que se deparou com dois coalas em perigo. Só quando chegou ao local indicado é que se apercebeu que um dos marsupiais já estava morto.

O coala macho, que foi facilmente distinguido por ser maior e ter o focinho mais largo, foi levado para o centro para ser visto por um veterinário. Como os exames determinaram que estava saudável foi mais tarde libertado.

Sugerir correcção
Comentar