Polícia alemã detém suposta integrante do extinto grupo Baader-Meinhof

Grupo terrorista de extrema-esquerda defendia uma guerrilha contra o Governo da República Federal da Alemanha e matou dezenas de pessoas entre 1971 e 1991.

Foto
Daniela Klette foi detida pelas autoridades alemãs em Berlim Reuters/MATTHIAS RIETSCHEL
Ouça este artigo
00:00
01:27

A justiça alemã anunciou nesta terça-feira a detenção em Berlim de Daniela Klette, alegadamente membro do antigo grupo terrorista de extrema-esquerda Facção do Exército Vermelho (RAF, na sigla original), conhecido como Baader-Meinhof, procurada há décadas por tentativas de homicídio e vários roubos.

"A senhora Klette foi detida" na segunda-feira em Berlim, declarou nesta terça o procurador da cidade de Verden (Norte), Koray Freudenberg, sem fornecer mais detalhes.

Daniela Klette, de 65 anos, assim como Ernst-Volker Staub e Burkhard Garweg, são procurados desde a década de 1990 pela sua suposta participação na RAF, grupo terrorista de extrema-esquerda que defendia a luta armada e que matou cerca de 30 pessoas entre 1971 e 1991.

O trio está sob investigação do Ministério Público de Verden por tentativas de homicídio e diversos roubos e furtos entre 1999 e 2016. Foragidos há mais de 30 anos, teriam financiado as suas vidas na clandestinidade graças a esses crimes.

Todos pertencem à terceira geração de membros da RAF, sucessores dos criadores do grupo, muitos dos quais foram presos na década de 1970.

Emergindo da periferia radical do movimento estudantil de 1968 e conhecida como Baader-Meinhof em homenagem aos seus fundadores, Andreas Baader e Ulrike Meinhof, a RAF defendeu uma guerrilha urbana visando o Governo e a elite da República Federal da Alemanha.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários