Os Can numa noite em Paris, ano 1973: o cosmos recriado em som
Live in Paris 1973 regista um concerto no Olympia da banda alemã, cuja influência reverbera intensa, 50 anos depois. Chega pouco depois da morte do seu emblemático vocalista, Damo Suzuki.
“Adoro remisturar o trabalho de outras pessoas. Mas os Can? Não há hipótese. Não tocas em música que é perfeita. Não há nada a acrescentar ou a retirar”. Disse-o em tempos Andrew Weatherall, DJ e produtor co-responsável pela revolução acid house em Inglaterra, nos anos 1980, o homem que levou os Primal Scream a essa alucinação em estado de graça chamada Screamadelica. Muitos remisturaram a obra dos alemães Can ao longo dos anos, mas a recusa de Andrew Weatherall é válida. Live in Paris 1973, álbum que nos chega hoje, duas semanas depois da morte do mais comemorado vocalista da banda, Damo Suzuki, explica-nos porquê.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.