Aos 63 anos, morreu Andreas Brehme, campeão mundial pela Alemanha

Lateral que marcou o penálti decisivo na final com a Argentina, em 1990, foi vítima de uma paragem cardio-respiratória.

abre-conteudo,campeonato-mundo,futebol,desporto,futebol-internacional,alemanha,
Fotogaleria
Jogador marcou presença em dezenas de jogos internacionais, em que marcou oito golos DR
abre-conteudo,campeonato-mundo,futebol,desporto,futebol-internacional,alemanha,
Fotogaleria
Reuters/Action Images
Ouça este artigo
00:00
02:18

Andreas Brehme, uma das figuras da selecção de futebol da Alemanha que se sagrou campeã do mundo em 1990, morreu na madrugada desta terça-feira, aos 63 anos. A informação já foi confirmada pela família do antigo jogador, que foi vítima de um problema cardíaco.

"É com profunda tristeza que comunico, em nome da família, que o meu companheiro Andreas Brehme morreu súbita e inesperadamente esta noite, na sequência de uma paragem cardio-respiratória. Pedimos que respeitem a nossa privacidade e se abstenham de fazer perguntas neste momento difícil", escreveu Susanne Schaefer à agência de notícias DPA.

Com uma carreira que descolou no início da década de 1980, ao serviço do Kaiserslautern, o antigo lateral esquerdo ficou particularmente conhecido por ter marcado a grande penalidade que valeu à Alemanha o triunfo sobre a Argentina (1-0) na final do Campeonato do Mundo de 1990, em Roma.

"O Kaiserslautern chora a morte de Andreas Brehme. Ele vestiu a nossa camisola por um total de 10 anos e tornou-se campeão da Alemanha e vencedor da Taça da Alemanha connosco", reagiu o clube que Brehme representou no arranque da carreira (1981-86) e, mais tarde, na sua recta final (1993-98).

Pelo meio, jogou no Bayern Munique antes das duas experiências que teve fora de portas, ao serviço do Inter Milão (1988-92) e do Saragoça (1992-93). "Manteremos sempre Andreas Brehme nos nossos corações – como campeão mundial e ainda mais como uma pessoa muito especial. Fará sempre parte da família do FC Bayern. Descanse em paz, querido Andi!", lê-se na publicação do Bayern na rede social X (antigo Twitter).

O sentimento de consternação estendeu-se à federação de futebol da Alemanha (DFB). "Estou chocado, muito comovido e infinitamente triste. Andreas Brehme é um dos melhores jogadores da história da Alemanha. Recordo também uma pessoa honesta, sincera, calorosa. Vamos sentir muito a sua falta", declarou Bernd Neuendorf, presidente do organismo.

Ao serviço da selecção, Andreas Brehme, que era especialista em bolas paradas, fez 86 jogos e marcou oito golos. Um dos quais o tal que valeu o título mundial.

Sugerir correcção
Comentar