Guiné-Bissau: O grande santuário animal dos Bijagós

Na ilha mais remota do arquipélago dos Bijagós, a natureza é sagrada e galinhas sem cabeça tomam decisões. E o papel do ecoturismo é “respeitar e entender” os guardiães de tudo.

PP - 06 NOVEMBRO 2023 - GUINE - GRANDE NAS LAGOAS ORANGO VISITA AOS HIPOPOTAMOS 
PUBLICO
Fotogaleria
Hipopótamos e outras histórias bijagós em Orango Grande Paulo Pimenta
PP Paulo Pimenta - 06 Novembro 2023 - Guine-Bissau, arquipelago dos Bijagos, Ilha de Orango Grande - Parque Nacional de Orango -  Tabanca (aldeia) de Eticoga
Fotogaleria
O papel do ecoturismo é “respeitar e entender” os guardiães de tudo. Paulo Pimenta
PP Paulo Pimenta - 06 Novembro 2023 - Guine-Bissau, arquipelago dos Bijagos, Ilha de Orango Grande - Parque Nacional de Orango - Visita as Lagoas onde existe uma das maiores colonias de hipopotamos marinhos (ou de agua doce)
Fotogaleria
Visita às lagoas, onde existe uma das maiores colónias de hipopótamos marinhos (ou de agua doce) Paulo Pimenta
PP Paulo Pimenta - 06 Novembro 2023 - Guine-Bissau, arquipelago dos Bijagos, Ilha de Orango Grande - Parque Nacional de Orango - Visita as Lagoas onde existe uma das maiores colonias de hipopotamos marinhos (ou de agua doce), viagem de barco
Fotogaleria
Visita às lagoas, onde existe uma das maiores colónias de hipopótamos marinhos (ou de agua doce) Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
12:34

Não subimos ao observatório, de madeira esbranquiçada pelo tempo, porque abelhas decidiram instalar-se lá. Mas já temos as lagoas à vista e continuamos a deixar-nos guiar por Belmiro Lopes, que lhes conhece bem as manhas. O horizonte que nos rodeia é África pura, o capim verde, as árvores frondosas em intricadas geometrias, aqui e ali palmeiras-de-óleo, gigantes acima de tudo o resto, a lagoa que se desenha indisciplinada diante de nós e é fruto das chuvas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar