Chuva leva a cancelamento de desfiles de Carnaval de norte a sul do país

As festividades de domingo em Elvas, Mealhada, Loulé e Sesimbra foram canceladas devido ao mau tempo. Bilhetes para desfiles de Loulé e Sesimbra podem ser trocados.

Foto
Figuras alegóricas do Carnaval de Loulé 2020 (arquivo) LUSA/LUÍS FORRA
Ouça este artigo
00:00
02:51

Os desfiles de Carnaval previstos este domingo para Loulé, Mealhada, Elvas e Sesimbra foram cancelados devido ao mau tempo. Os organizadores dos eventos pedem a compreensão da população. Em Loulé e em Sesimbra os bilhetes adquiridos poderão ser trocados para as festividades que decorrem nos próximos dias.

"Após consulta a várias entidades ligadas à previsão meteorológica, a Câmara Municipal de Loulé decidiu cancelar o primeiro dia do desfile do Carnaval de Loulé 2024, marcado para este domingo, 11 de Fevereiro, a partir das 15h00, na Avenida José da Costa Mealha", informou o município algarvio num comunicado ao começo da manhã. Horas mais tarde as autarquias de Sesimbra e Elvas também anunciavam o cancelamento dos seus desfiles de Carnaval.

Por volta das 13h, os organizadores do Carnaval da Mealhada, no distrito de Aveiro, confirmaram o cancelamento das festividades previstas para esta tarde. Também o município da Figueira da Foz optou por adiar o corso carnavalesco agendado para hoje, indicando que a nova data será comunicada brevemente.

Até dia 13 de Fevereiro, as condições meteorológicas em Portugal continental serão marcadas pela ocorrência de precipitação por vezes forte, generalizada em todo o território, acompanhada com vento e agitação marítima. Em causa, está a depressão Karlota. De acordo com um comunicado do IPMA, "esta depressão inclui-se num sistema depressionário complexo, com dois núcleos, que vai evoluindo para apenas um núcleo, que irá estar localizado a sudoeste da Irlanda".

A Protecção Civil recomenda precaução devido à possível formação de lençóis de água e à acumulação de gelo.​

Bilhetes podem ser trocados

Os bilhetes de bancada para o desfile de Sesimbra podem ser trocados para terça-feira, “mediante disponibilização de lugares”, na Fan Zone, no largo de Bombaldes. Também se pode pedir a devolução do valor, no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra, no distrito de Setúbal. O município de Loulé já explicou que os bilhetes deste domingo servem para segunda-feira e terça-feira.

A organização do desfile algarvio considerou que, "mesmo que durante a tarde de hoje o tempo melhore, a chuva prevista para os momentos que antecedem o arranque do desfile poderia pôr em causa toda a logística do corso, em particular os trajes e decorações", justificou a autarquia do distrito de Faro.

A mesma fonte sublinhou que os materiais utilizados para enfeitar carros alegóricos estão decorados com flores de papel e a chuva poderia causar danos e pôr em causa os restantes dois dias do Carnaval de Loulé. "É para evitar que a festa fique estragada nos três dias, que os 14 carros alegóricos e 600 figurantes que este ano trazem o tema "À descoberta dos ODS" saem à rua apenas na segunda-feira e terça-feira de Carnaval, este último dia o ponto alto dos festejos", frisou ainda a autarquia.

O Carnaval de Loulé é o mais antigo de Portugal e estava previsto sair à rua hoje, segunda e terça-feira, com o tema a centrar-se na sustentabilidade e nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, que é uma das bandeiras do município.

Notícia editada com a informação dos desfiles cancelados em Sesimbra, Elvas e Mealhada.

Sugerir correcção
Comentar