Horários da STCP em tempo real chegam ao Google Maps até final do ano

Horários dos autocarros em tempo real já estão disponíveis em novos ecrãs nas oito paragens abrangidas pelo projecto-piloto. O objectivo é alargar para 650 abrigos, inclusivamente noutros concelhos.

Foto
Para além do Google Maps, os horários em tempo real serão disponibilizados noutras plataformas, inclusive numa app da STCP Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
02:06

Os horários em tempo real dos autocarros da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) chegarão ao Google Maps até final do ano, pretendendo também a empresa que o novo projecto-piloto em oito paragens se alargue a 650.

Questionada sobre se está prevista a disponibilização, em tempo real, dos horários dos autocarros em aplicações como o Google Maps, fonte oficial da STCP respondeu à Lusa que "sim, não só nessa, como noutras plataformas, inclusive numa app STCP", algo que está previsto acontecer até ao "final do corrente ano".

"Ainda não avançámos para horários em tempo real porque estamos a implementar um projecto novo de um SAEI (Sistema de Apoio à Exploração e Informação) que simplificará muito os trabalhos de desenvolvimento que seriam exigidos com o sistema actual", justifica a empresa, lembrando que no Google Maps já estão os horários planeados das linhas desde 2016.

Na terça-feira, a Câmara do Porto divulgou que já estão disponíveis, num projecto-piloto em oito paragens, os horários e rotas dos autocarros em tempo real em novos ecrãs nos abrigos, em formato e-paper, além de um mapa correspondente à rota de cada linha e mensagens áudio.

Em causa estão as paragens Praça D. João I (PRDJ), Praça Filipa de Lencastre (PRFL), Campanhã (CMP2), Boavista - Casa da Música (BCM1), Fluvial (FLU2), Sea Life Castelo do Queijo (CQ5), Hospital São João (Circ.) (HSJ9) e Universidade Católica (UC2).

A STCP refere, na resposta à Lusa, que o tem o "objectivo de instalação em 650 abrigos do Porto e, posteriormente, nos outros concelhos" servidos pela STCP.

O projecto-piloto enquadra-se no desenvolvimento de novas funcionalidades do serviço Explore.Porto, que já disponibiliza este tipo de informação nas paragens do autocarro, através de um código QR afixado na própria estrutura, ou directamente através do site, segundo a Câmara do Porto.

A Lusa também questionou a AMP quanto à disponibilização de um serviço semelhante na nova rede Unir, que está prevista no Caderno de Encargos, mas não obteve resposta até ao momento.

Sugerir correcção
Comentar