Santa Casa vai continuar a apoiar atletas com carreiras duais

Os jogos são uma das grandes fontes de financiamento da Santa Casa da Misericórdia. Bolsas de Educação são para manter.

Foto
Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
02:14

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) vai continuar a apoiar os atletas com carreiras duais, por via das Bolsas de Educação. A garantia foi deixada nesta quarta-feira pela provedora do organismo, Ana Jorge.

Após a cerimónia de entrega das Bolsas de Educação, em Lisboa, Ana Jorge assegurou que a SCML vai continuar a apoiar o desporto, depois de ter sido anunciado que iria deixar de dar alguns apoios a federações.

"A Santa Casa continua a apoiar o desporto. Não disse que não fazia. Aquilo que nós dissemos foi que havia algumas áreas em que tradicionalmente nós fazíamos apoios suplementares ou complementares àquilo que o desporto já recebe pela via dos Jogos. Nós precisámos de analisar e definir critérios para estes apoios", referiu.

A responsável disse, contudo, que, em relação às bolsas, "faz todo sentido que a Santa Casa continue a apoiar", porque é um projecto "muito importante para estes atletas que têm uma carreira olímpica ou paralímpica". "No fundo, permite-lhes que, paralelamente, façam e desenvolvam a sua profissão, o seu curso".

"De forma a que quando deixam de andar na competição possam ter uma profissão e ser mesmo praticantes de desporto, que era importante que continuassem, obviamente, até porque são exemplos para os outros jovens, mas possam ter a sua vida profissional estabilizada", assumiu.

Ana Jorge lembrou que "uma das missões da Santa Casa é apoiar também a área do desporto adaptado ou do desporto paralímpico", porque "são pessoas com vulnerabilidades de saúde" e é um dos "focos principais" da SCML.

"Isto é feito através dos Jogos Santa Casa e esta é uma área em que nós vamos continuar a apoiar, porque achamos que é importante para a juventude e o contributo que a Santa Casa pode dar para que eles possam continuar a ser atletas de competição, mas ao mesmo tempo poderem desenvolver a sua área profissional", referiu.

Durante a entrega dos prémios e diplomas da 11.ª edição das Bolsas de Educação, foram premiados 48 atletas, 39 do Comité Olímpico de Portugal (COP) e nove do Comité Paralímpico de Portugal (CPP).

Desde a primeira edição, em 2013, já foram atribuídas 470 bolsas a 231 atletas, de 26 modalidades, num valor superior a 1,3 milhões de euros.

Lusa/Fim

Sugerir correcção
Comentar