Dezasseis anos depois, controlo de gaivotas deve avançar no Porto

Autarquia identificou problema em 2008 e Área Metropolitana avançou com estudo. Plano de acção foi apresentado em 2022 e só este ano deve ir para o terreno, mas depende ainda de reunião de vereadores.

Foto
Em causa estão os municípios de Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim PAULO PIMENTA
Ouça este artigo
00:00
04:51

A identificação do problema e a implementação de uma solução estão separadas por quase 16 anos. O primeiro passo foi dado quando Rui Rio ainda era presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP). Em 2008, a autarquia reparou que a crescente presença de gaivotas na cidade começava a ser um problema e a então Junta Metropolitana pediu um relatório à Universidade do Porto. Nos últimos 16 anos, foram feitos mais estudos, a abordagem passou para a escala metropolitana e foi desenhado um plano de acção nos seus municípios costeiros. No entanto, na prática, o controlo da população destas aves ainda não foi para o terreno.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários