“O Mário ficará sempre na história”, garante Justino Pinto de Andrade

O economista, preso político no Tarrafal, elogia a “elegância” e “elevação” com que o primo fazia política. Agualusa enaltece “a generosidade” das propostas e Carlos Lopes lembra a “biblioteca viva”.

Justino Pinto de Andrade, economista, político, deputado, antigo preso político no Tarrafal
Fotogaleria
Justino Pinto de Andrade, economista, político, deputado, antigo preso político no Tarrafal DR
documentario,cinema,culturaipsilon,guinebissau,angola,africa,
Fotogaleria
Ouça este artigo
00:00
07:23

Justino Pinto de Andrade nasceu no ano em que o primo, Mário Pinto de Andrade, deixou Angola para estudar em Lisboa, 1948. Apesar de só o vir a conhecer pessoalmente aos 26 anos no célebre congresso do MPLA de Lusaka, na Zâmbia, em 1974, de que há imagens no documentário de Billy Woodberry, Mário, que se estreia no Festival de Cinema de Roterdão, sempre foi alguém muito próximo, não só pelos laços familiares, sobretudo pelo pensamento: “Foi uma figura que me inspirou, pelo modo como fazia política, com elegância, com elevação, com princípios e valores.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar